ADVOGADO GILMAR CARDOSO APONTA QUE 2022 REGISTRA UMA DAS ELEIÇÕES MAIS DISPUTADAS PARA DEPUTADO.
Um balanço atualizado feito pelo advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso demonstra que o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra 09 pedidos de candidaturas para o cargo de Governador do Estado do Paraná, 10 para a disputa ao Senado e outras 635 para deputado federal e ainda 882 candidatos à deputado estadual.
O prazo para pedido de registro de candidatos pelos partidos políticos, federações e coligações encerrou-se na segunda-feira, dia 15.
O advogado Gilmar Cardoso frisa que segundo o calendário, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo limite para que todos os pedidos de registro de candidatura e eventuais recursos decorrentes do processo, tenham sido devidamente processados, examinados e julgados pelos respectivos tribunais eleitorais.
Uma pesquisa retroativa realizada por Gilmar Cardoso aponta que a disputa pela Câmara Federal ampliou-se em 13,6% acima dos candidatos nas eleições de 2018 que teve 767 candidatos e da eleição de 2014 onde 847 cidadãos postularam uma das 54 vagas da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
Registre-se que dos atuais 30 deputados federais que integram a bancada paranaense em Brasília, 23 deles vão para a reeleição. Dos 54 parlamentares do Estado, 42 disputam um novo mandato representativo, aponta o levantamento do Gilmar Cardoso.
O curioso é que o número de diretórios partidários legalmente reconhecidos pelo TSE é menor nestas eleições, onde 31 partidos estão oficializados e aptos à concorrerem nas eleições de outubro. Em 2018 tínhamos 36 legendas com diretórios estaduais representativos no Paraná.
Em todo o país, já são 10.269 candidatos a deputado federal e outros 16.232 candidatos a deputado estadual. No Paraná, por sua vez, a totalidade dos pedidos de registro apontam 1546 candidatos, sendo 9 ao governo com seus respectivos vices, 10 candidatos ao Senado com outros 20 suplentes, 626 candidatos à federal e 872 para deputado estadual.
Outro dado registrado é que nas eleições anteriores, em 2018, a disputa paranaense tinha duas vagas abertas com 16 candidatos e em 2022 são 10 candidatos para uma única vaga que se abre com o final do mandato do Senador Álvaro Dias, também candidato à reeleição, concluiu o advogado Gilmar Cardos
No vestibular eleitoral a atualização destaca que são 20,86 candidatos por vaga para a Câmara Federal e outros 16,14 candidatos para cada uma das 54 vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Nenhum comentário:
Postar um comentário