CNBB LANÇOU O PROJETO – ENCANTAR A POLÍTICA – DESTACA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO
Fazer a – Política Melhor – é o objetivo da campanha
O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca o lançamento através do Conselho Permanente da CNBB do Projeto – Encantar a Política – que trata de um subsídio de formação política, para ser debatido com vistas às eleições de 2022, mas que se estenderá para os próximos pleitos. Fruto da contribuição dos bispos, movimentos e leigos o documento foi aprovado com a sugestão de que seja amplamente aprofundado e assumido por toda a Igreja do Brasil, em conjunto com a Cartilha de Orientação Política da CNBB, lançada anualmente pelo Regional Sul 2 da instituição.
A Cartilha de Orientação Política 2022 reflete o tema – A Política Melhor – e, conforme as lideranças católicas, é fruto de um longo caminho de reflexão política no Paraná. Desde 2008 estas cartilhas são produzidas coletivamente para auxiliar na conscientização do povo sobre a questão política. Muitos temas fundamentais já foram trabalhados pelos materiais, como a venda de votos e as polarizações, por exemplo.
Gilmar Cardoso explica que nesta edição, referente às eleições que ocorrem dias 2 e 30 de outubro (1º e 2º turno), os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais e estaduais. A cartilha da CNBB divide-se em três blocos: 1. A Igreja e a Política; 2.As eleições Gerais de 2022; e 3. A política em favor da vida integral.
O advogado descreve que inspirada pela Carta Encíclica Fratelli Tutti, especialmente no capítulo V, o material trata da Política Melhor, onde o Papa aborda a politica na perspectiva da caridade.
Segundo o advogado Gilmar Cardoso o objetivo do projeto Encantar a Política é a formação da consciência do eleitor brasileiro, por meio de um processo que o leve a uma leitura crítica e para uma cidadania ativa. Esta iniciativa pretende ir além das eleições de 2022 e é inspirado nas encíclicas do Papa Francisco: “Evangelli Gaudium” – “Laudato Si” – e – “Fratelli Tutti”.
A primeira Cartilha de Orientação Política do Regional Sul 2 foi publicada em 2008, ano de eleições municipais. O tema da cartilha foi: “Voto não tem preço. Voto tem consequências!”. Desde então, com o intuito de falar sobre política de uma forma simples e didática, essas cartilhas visam ajudar os cidadãos a tomar consciência da importância do compromisso com a democracia. Elas trazem indicações básicas sobre o universo da política, reforçando aquilo que a política tem de positivo, nobre e essencial para a vida em sociedade.
Gilmar Cardoso concluiu recordando que a primeira Cartilha de Orientação Política da CNBB (Regional Sul 2, que é composto por 18 Arquidioceses e 2 Eparquias Ucranianas, pastoreadas por 22 arcebispos em exercício), foi editada no ano de 2008, ano de eleições municipais e teve como tema uma expressão histórica na vida política nacional: O Voto não tem preço. Voto tem consequências.
Comentários