DEPUTADO GUERRA PEDE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COPEL PARA DISCUTIR QUEDAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO SUDOESTE DO ESTADO
O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná formulando convite oficial ao Diretor-Presidente da Companhia Paranaense de Energia – COPEL, Daniel Pimentel Slaviero para participar de uma Audiência Pública Presencial na sede da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná – ACAMSOP, no Municipio de Francisco Beltrão. A motivação do encontro é por conta dos frequentes registros de queda de energia elétrica que acontecem na região sudoeste do Estado e ocasionam prejuízos em especial para os produtores rurais, afirma o parlamentar.
O pedido para a exposição por parte da COPEL atende ainda uma reivindicação feita ao Gabinete do Deputado Luiz Fernando Guerra encampada pela ACAMSOP, entidade representativa das 42 Câmaras Municipais de Vereadores, sob a presidência do Vereador Marcus Vinicius Braz Santos, de Itapejara do Oeste.
Segundo o deputado Luiz Fernando Guerra descreve no documento aprovado pelo Plenário do Poder Legislativo estadual, “as quedas na distribuição de energia elétrica no Sudoeste são um problema antigo, que afeta os consumidores nas cidades e principalmente na área rural, onde muitas das atividades agrícolas precisam ser paralisadas em função da instabilidade. Outras situações que têm causado reclamações são o aumento na conta de luz e a demora para reestabelecer as conexões em caso de desligamento”, frisa.
O deputado explica que a entidade representativa dos Poderes Legislativos do Sudoeste paranaense promoveu um minucioso levantamento dentre os representantes das cidades regionais referentes às situações que envolvem registros de interrupções e quedas de energia elétrica, a fim de pautarem a Audiência Pública para a qual foi formulado o presente convite para a COPEL através do Presidente da Diretoria Executiva.
O Deputado Luiz Fernando Guerra recorda, ainda, que este tema já foi objeto de requerimento de sua iniciativa parlamentar aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) sob o nº 1904, de 04 de maio de 2020, através do qual à época já havia solicitado à Companhia Paranaense de Energia – COPEL, para que através da Diretoria Executiva, para que atuasse junto às subsidiárias integrais (Copel Geração e Transmissão/Copel Distribuição), no sentido de que sejam fornecidas informações e respectivas providências urgentes sobre as constantes quedas de energia elétrica que estão sendo registradas no Sudoeste do Estado, que têm afetado além da normalidade domiciliar e a economia regional, uma vez que a energia elétrica é indispensável para a produção até nas pequenas propriedades, bem como o fato de que os setores empresariais e agropecuários estão sendo prejudicados. Destaque-se, ainda, que o questionamento foi também protocolado via ofício físico junto ao escritório da Copel na data de 30 de abril, sob o protocolo n. 165531 tendo em vista a urgência de manutenção da estabilidade da rede, do que se formaliza via expediente desta casa de leis nesta data, em complemento ao referido ofício.
O Deputado Luiz Fernando Guerra diz também que considerando-se que a região Sudoeste paranaense é produtiva e economicamente baseada no agronegócio, portanto, essa situação atinge, principalmente, produtores de leite e aves da região; prejudicando produtores rurais que dependem da eletricidade para ordenhar os animais, resfriar o leite ou tocar um aviário, por exemplo. Requer-se a sensibilidade social e a eficiência costumeira por parte da nossa companhia de energia, para que os consumidores do Sudoeste, através da nossa representatividade oficial e intervenção, possam ser atendidos e ter a resolução desta demanda, com a prioridade que a causa requer.
Por fim, o deputado Guerra ressalta que é parceiro do Governo do Estado e da COPEL e conta com uma rápida e eficiente intervenção. Também registra que a empresa paranaense de energia tem buscado a segurança energética para o campo através do Programa Paraná Trifásico que trará melhoria na qualidade de fornecimento de energia para a área rural com uma infraestrutura mais robusta com cabos protegidos, e mais resistentes quando atingidos por galhos ou outros objetos. Nesse sentido, o que pleiteamos é a prioridade para a implantação dessa inovação na região sudoeste em prol do agronegócio do Estado com menos queda, menos custos e mais produtividade, concluiu o deputado Luiz Fernando Guerra.
ACAMSOP
A ACAMSOP foi fundada em 1979 e durante sua existência promove a congregação das Câmaras Municipais do Sudoeste, através de ações que além da capacitação e qualificação dos vereadores, também busca intervenções administrativas e parlamentares capazes de melhorar a vida da comunidade local e regional, à exemplo deste apoiamento que busca junto ao Poder Legislativo Estadual.
Via Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário