LARANJEIRAS DO SUL
Devido à estiagem e emergência hídrica Sanepar prorroga rodízio no abastecimento de água
Companhia continua manobras nas redes, com análise diária dos níveis de reservação, e pede à população que colabore com economia e uso racional
A Sanepar precisará prorrogar o sistema de rodízio no abastecimento de água em Laranjeiras do Sul, devido à estiagem que baixou a vazão dos poços da cidade e com base no novo Decreto Estadual de Emergência Hídrica, de número 9.989/21. As manobras de fechamento do fornecimento de água permanecem em dias alternados para dois grupos de bairros. A partir das 14 horas, será fechada a manobra para uma parte da cidade, durante 24 horas, com abertura às 14 horas do próximo dia. No dia seguinte, é feito o mesmo procedimento com o outro grupo de bairros.
A equipe técnica da Sanepar também continua fazendo análises diárias dos níveis de reservação e, em caso de volumes significativos de chuva ou de diminuição do consumo, será possível manter o abastecimento, postergando o fechamento das manobras. A orientação é para o uso racional da água, com prioridade para alimentação e higiene pessoal. Limpezas mais pesadas devem ser feitas com água reaproveitada da máquina de lavar roupa. Deve-se evitar regar plantas, lavar carros, quintais e calçadas com água potável.
DICAS E ORIENTAÇÕES – Reduza o tempo do banho, feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba, abrindo somente para o enxágue. Lave a louça com o auxílio de uma bacia, ensaboando toda a louça de uma vez para que o enxágue também seja feito de uma vez. Para lavar a roupa, a dica é deixar acumular e usar a máquina com sua capacidade máxima. Verifique possíveis vazamentos no imóvel e conserte-os, inclusive a troca de torneiras que estejam gotejando. Todo pequeno vazamento e todo gasto desnecessário, por menores que sejam, causam impacto significativo no consumo no fim do mês.
Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser ou ser menos afetados pelo rodízio. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. A orientação sempre é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a colaboração de todos.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário