terça-feira, dezembro 21, 2021

Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu chama a atenção da população em relação a falta de água



Em razão da falta de chuvas em nossa região, que em algumas localidades a ausência da precipitação já passa longe de 40 dias, a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu está chamando a atenção da população em relação ao uso consciente da água. Caso contrário poderemos entrar num sistema de racionamento. Veja o que a SANEPAR, está publicando hoje sobre o vizinho município de Laranjeiras do Sul: “Reservatórios baixos e elevação no consumo afetam abastecimento em Laranjeiras do Sul. E a nota prossegue dessa maneira: Os mananciais estão com redução nas suas vazões em 50%. E com as altas temperaturas tem sido registrado aumento no consumo.

A Sanepar informa que os reservatórios de água de Laranjeiras do Sul amanheceram com níveis baixos nesta segunda-feira (20). Os mananciais estão com redução nas suas vazões em 50%. E com as altas temperaturas tem sido registrado aumento no consumo. Por esta razão, no período da tarde, pode ter falta temporária de água em todas as regiões da cidade. A princípio, se houver redução no consumo, o abastecimento deve ser normalizado durante a madrugada da terça-feira (21) e será de forma gradativa”. E, para evitar que enfrentemos semelhante situação a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu está pedindo a população Rio Bonitense que use a água com parcimônia. Uso racional.

Aproveitamos inclusive, o que orienta a própria Sanepar em situações como esta. “No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando o uso racional da água. A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

Conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante que todos os imóveis tenham reservatórios. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.” Evite desperdício. Economize água.

Esta também é uma orientação da Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu e seu sistema de Vigilância Sanitária. O Desabastecimento de água pode causar sérios problemas na área da saúde pública.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul