O Novembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do câncer de boca se junta ao Novembro Azul enfatizando a importância dos cuidados da saúde do homem. Esse tipo de câncer atinge mais a população masculina.
Com o objetivo de combater precocemente a doença, o município de Rio Bonito do Iguaçú, através do coordenador de saúde bucal, Milton Saito, repassa algumas informações importantes a população em geral. O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que acomete lábios, gengiva bochechas, céu da boca, língua e assoalho da boca.
Os principais sinais de alerta para o câncer de boca, são feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca; sangramento sem causas conhecidas em qualquer região da boca. O fumo e o consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco, além da exposição ao sol sem a devida proteção pode fazer surgir o Câncer de lábios.
O câncer de boca pode ser detectado por meio de um exame Clínico, realizado por um dentista ou médico em qualquer unidade básica de saúde. Para diminuir o risco do câncer de boca é necessário não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Ter uma alimentação rica em frutas e verduras. O câncer de boca tem cura se for diagnosticado nas fases iniciais.
Portanto, tanto homens quanto mulheres devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de você para uma avaliação de um profissional da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário