segunda-feira, novembro 29, 2021

Nova Laranjeiras:Prefeito Fabio inaugura a primeira unidade básica de saúde indígena do Brasil com alta tecnologia









Trata-se de um projeto piloto que consiste em estratégia para o fortalecimento da atenção primária e acesso à atenção secundária utilizando equipamentos de saúde de ponta e tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Os investimentos foram viabilizados a partir de parcerias entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS), VALE S/A, HILAB, BemBras (CNOGA, Sistema Autônomo de Internet via satélite, mini usina fotovoltaica, Sociedade Brasileira da Patologia, BioMoviment, Hospital Israelita Albert Einstein, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Associação Médicos da Floresta.

A SESAI é fundamental, sendo ela a secretaria do Ministério da Saúde responsável pelas ações de atenção primária à saúde indígena, realizadas por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. No caso do estado do Paraná, o DSEI Litoral Sul é o responsável por gerir e executar as ações de saúde indígena. Nesse piloto, a SESAI e o DSEI Litoral Sul são os gestores do projeto .

O objetivo desse projeto, a partir da implementação de equipamentos, doados pelas empresas parceiras, bem como da incorporação de tecnologias, é avançar na oferta de serviços de saúde, bem como melhorar a qualidade e resolutividade da atenção à saúde indígena.

Nesse aspecto, sendo a rede municipal de saúde do SUS referência para essa população, a parceria com o Município de Nova Laranjeiras é fundamental para garantir a integralidade da atenção à saúde, uma vez que a Unidade Básica de Saúde Indígena é apenas um ponto de atenção na rede de saúde e necessita integrar com toda a rede municipal, regional e estadual de saúde.

É destaque que com essa conquista toda a comunidade indígena de Nova Laranjeiras se beneficie, o Prefeito Municipal Fábio Roberto dos Santos acompanhou de perto, juntamente com as lideranças indígenas e demais responsáveis todas as etapas do projeto até sua inauguração.

Para a cerimônia de inauguração, estiveram presentes as lideranças indígenas, profissionais da unidade; empresas parceiras; Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; e demais autoridades municipais, estaduais e federais.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul