quinta-feira, novembro 04, 2021

Advogado Gilmar Cardoso detalha mudança na carga horária do ensino médio e prazo final para prefeitos pedirem apoio financeiro ao Governo do Estado



As principais mudanças no Novo Ensino Médio são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno, destaca Gilmar Cardoso.

Gilmar Cardoso abriu a exposição afirmando que a implantação começa a partir do ano que vem e trará mudanças na carga horária e na organização curricular de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Itinerários formativos, disciplina Projeto de Vida e a Formação Geral Básica estão entre as novidades, disse. Se antes a antiga carga horária do Ensino Médio era de 2.400 horas, agora será de 3.000 horas, sendo que 1.800 horas serão destinadas para as aprendizagens comuns e obrigatórias previstas pela BNCC, e as 1.200 horas são voltadas para o itinerário formativo, informou o advogado.

O advogado Gilmar Cardoso realizou uma webiconferência através de sua página pessoal na Internet para expor sobre as mudanças do Novo Ensino Médio 2022, um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio, explica o advogado, o aluno receberá além do certificado do ensino médio regular também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou, destaca.

Gilmar Cardoso enfatiza que o novo currículo do Ensino Médio será organizado por áreas de conhecimento e não por matérias e será composto por 4 áreas de conhecimento mais 1 de formação Técnica e Profissional. O advogado esclarece que o Novo Ensino Médio entrará em vigor já em 2022 para os alunos do primeiro ano e até 2024 estará em todas as turmas do país.

A mudança vai aumentar a carga horária total ao longo dos três anos que vai passar de 2.400 horas para 3 mil horas. Nesta nova estrutura, até 1.800 horas da carga horária serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular que contemplam habilidades e competências relacionadas às 4 áreas do conhecimento. São eles: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; sendo que cada escola terá que oferecer pelo menos uma opção complementar a formação dos alunos e, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservadas para a Formação Técnica Profissional nos chamados itinerários formativos.

Segundo Gilmar Cardoso, membro do Centro de Letras do Paraná, o Novo Ensino Médio propõe uma reforma matriz de referência curricular dos alunos do 1º, 2º e 3º ano dessa etapa escolar. O advogado esclarece que a Lei federal nº 13.415, de 2017, que institui as alterações, estabelece maior integração e flexibilidade curricular e a oferta de itinerários formativos, sendo que os alunos escolherão qual cursar de acordo com as áreas de seu interesse e projetos de vida e carreira, afirmou.

PREFEITOS DEVEM COMUNICAR GOVERNO DO ESTADO SOBRE OS CUSTOS PARA IMPLANTAR A 6ª AULA ATÉ O DIA 18/11

O advogado Gilmar Cardoso alerta sobre o prazo final no dia 18 de novembro para que as Prefeituras e suas respectivas Secretarias Municipais de Educação informem junto aos seus Núcleos Regionais de Educação sobre os custos financeiros detalhados que envolvam adicionais a serem gastos com o transporte escolar, além da previsão do número de alunos a serem transportados. Segundo a Secretaria de Estado da Educação – SEED, o Poder Executivo Estadual se comprometeu em arcar com essas despesas extras.

Gilmar Cardoso alerta que os recursos que serão transferidos para viabilizar essa logística aos municípios dependerão da precisão e exatidão deste levantamento oficial pelas prefeituras. O transporte escolar dos alunos da rede pública estadual de ensino terá custos ampliados em função desta 6ª aula, assegurou.

O advogado descreve que a SEED também se disponibiliza a atender demandas e reivindicações para aquisição de novos veículos com o uso de recursos de emendas parlamentares e do orçamento da própria pasta. Gilmar Cardoso pede para que anotem a data do dia 24 de novembro, quando a equipe da secretaria estadual com seus técnicos promoverão um encontro para debater este tema.

A própria Associação dos Municípios do Paraná – AMP avalia com o Governo do Estado um plano de implantação da sexta aula, com duas propostas distintas, para reduzir os custos do serviço para as prefeituras. A primeira ideia sugere que todos os primeiros sejam matriculados no período da manhã. A outra sugestão em análise mantem os alunos matriculados nos turnos atuais.

Por fim, faz-se menção e registro do Aplicativo do Governo do Estado – Registro de Classe OnLine – que permite aos professores a realização de chamadas para marcação da presença e de notas através do telefone celular. Essa ferramenta também pode ser acessada pelos pais ou responsáveis e o aplicativo já conta com mais de 1,7 milhão de usuários ativos. Além disse, concluiu o advogado Gilmar Cardoso, a SEED também está instalando o sistema de reconhecimento facial nas escolas estaduais, iniciativa que possibilitará que, através da foto do estudante regularmente matriculado, a sua presença possa ser computada e registrada.

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