sexta-feira, setembro 03, 2021

Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu fez o fechamento da campanha "Agosto Azul"

A Lei 17.099, de março de 2012, instituiu o Agosto Azul no Paraná, com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. Desde então, anualmente, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) realiza a Campanha Agosto Azul, em parceria com as secretarias municipais de saúde, outras secretarias e órgãos da administração pública e entidades científicas e da sociedade civil. Neste 2021, a campanha teve como tema: “Homem, torne a sua vida melhor. Cuide da sua saúde!”.

Campanhas como esta são importantes para motivar uma mudança cultural, ao orientar e conscientizar o público masculino para a procura por atendimento médico regularmente, de forma preventiva. Já que é comum o fato de que o homem, geralmente, busca por ajuda quando já existe um problema instalado, que muitas vezes já está agravado, o que causa maior sofrimento e dificulta sua resolução. A campanha Agosto Azul, assim como a campanha Novembro Azul, servem para trazer informação para que o homem reflita, entenda, aprenda, se motive e adote hábitos de vida saudáveis, passem a se dedicar de fato a sua saúde, conquistando uma melhor qualidade de vida.
Em Rio Bonito do Iguaçu a campanha Agosto Azul teve ações desenvolvidas até o dia 31, terça-feira, exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior do Município, Arapongas, Campo do Bugre e Centro Novo. Já a campanha Novembro Azul, que tem o mesmo objetivo, será direcionada à população residente no quadro urbano e nos distritos de Linha Rosa e Pinhalzinho. Os atendimentos serão feitos na UBS Central e na Clínica de Especialidades.
O Secretário Municipal de Saúde, Beto Algeri, ressalta a importância da adesão do público masculino às ações destas campanhas, e orienta que a dedicação com a saúde deve ser constante, pois a prevenção garante uma vida melhor para todos.
Dr. Milton Saito, que é Dentista e Coordenador do Programa Saúde do Homem, destaca que a campanha foi bastante positiva, e contou com boa participação do público masculino. Ele informa que durante todo o mês de agosto, nas Unidades de Saúde do interior, foram 211 homens que receberam atendimento. 812 testes rápidos foram realizados, entre eles, HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. Pedidos de PSA (exame de próstata) foram 128. Entre outras ações e orientações voltadas à saúde do homem. As enfermeiras chefes das unidades básicas de saúde do interior, Carina do Valle, UBS - Centro Novo; Elaine Albano, UBS - Campo do Bugre; Rosani Reis, UBS – Arapongas e a Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Lidiane Rossi, também estão coordenando as ações destas campanhas.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

IMPRUDÊNCIA DE MOTORISTA CAUSA GRAVE ACIDENTE NO CENTRO DE LARANJEIRAS DO SUL.

  NO FINAL DA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA (2) UMA GRAVE ACIDENTE FOI REGISTRADO NO CENTRO DE LARANJEIRAS DO SUL, MAS PRECISAMENTE NA RUA XV DE ...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE