sexta-feira, agosto 27, 2021

Reunião em Rio Bonito do Iguaçu tratou do Projeto Nossa Gente Paraná


O PROGRAMA NOSSA GENTE PARANÁ é um dos principais programas do Governo do Paraná para reduzir a pobreza no Estado. Criado em 2012, reúne ações de 19 secretarias e empresas estaduais – além dos municípios, que são importantes parceiros. A coordenação é da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

Desde o seu lançamento o Paraná deu um grande passo para promover o desenvolvimento e a emancipação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. São as que mais precisam do poder público para superar suas dificuldades. E o principal objetivo do programa é promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações Inter setoriais planejadas, segundo a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside. O foco do programa é promover a potencialização da autonomia nas famílias. O programa é destinado às famílias residentes no Estado do Paraná que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social. As famílias incluídas no programa recebem acompanhamento personalizado por um período de dois anos. O plano de atendimento leva em consideração as necessidades de cada família e as especificidades da região onde vive. Nesse período, elas são atendidas por uma rede integrada de proteção, principalmente nas áreas da assistência social, saúde, educação, habitação, agricultura e trabalho.

O Projeto possui um modelo específico de acompanhamento familiar. Cada família é acompanhada por um técnico, que identifica as suas potencialidades e os recursos existentes, para depois definir o plano que a ajudará a promover o seu desenvolvimento autônomo.

E para discutir esse programa, aconteceu em Rio Bonito do Iguaçu, importante reunião nesta quinta-feira(26) no Centro de Formação. De acordo com André Candido, Coordenador do CRAS e um dos Integrantes do Comitê do Nossa Gente Paraná, o programa combina políticas diversificadas para propiciar prevenção e superação das condições de alta vulnerabilidade social, gerando uma rede com a qual as famílias incluídas, nas mais diversas situações, possam contar ou acessar os serviços. São seis Eixos de Intervenção prioritários que abrangem diferentes setores das políticas públicas, uma atuação conjunta entre estado e município. ASSISTÊNCIA SOCIAL, Concessão de benefícios eventuais; Inclusão em serviços PSB e PSE. Na EDUCAÇÃO - Inclusão em escola em tempo integral; Inclusão em ações de ampliação de jornada; Cursos de alfabetização de jovens e adultos; Oferta de transporte escolar; Acesso a vaga, efetivação da matrícula e acompanhamento da permanência dos membros entre 6 e 14 anos. HABITAÇÃO -  Construção, melhoria ou reforma da casa, Acesso à água, esgoto, luz. SAÚDE -- Acompanhamento pré-natal; Vacinação das crianças; Acompanhamento de pacientes crônicos; Acesso a medicamentos; Agendamento de consultas médicas. AGRICULTURA - Assistência técnica para a produção agrícola familiar; Inclusão em programa de hortas e cozinhas comunitárias; Inclusão no programa de aquisição de alimentos. TRABALHO - Qualificação profissional; Mediação de mão de obra pela Agência do Trabalhador; Oferta de oportunidades pela Economia Solidária; Acesso ao microcrédito sem juros; Transferência de renda direta às famílias rurais.  A reunião foi coordenada pela Ana Carla, da Secretaria da família, Núcleo de Laranjeiras do Sul. Também participaram do encontro, D. Olide Bovino, Primeira Dama do Município e Secretária de Assistência Social e a Secretária de Educação, Eliane Dal Castel ; Secretário de Agricultura, Hamilton Beloni e o Secretário de Viação, Fernando Moreira. Ainda o Lucas Deda e a Milena Aparecida Ferrari Mateus, Técnicos do IDR-Paraná e, é claro, técnicos das secretarias envolvidas no projeto.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul