segunda-feira, agosto 30, 2021

Programa Saúde na Escola (PSE) está retornando com suas atividades presenciais em Rio Bonito do Iguaçu



O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, voltada a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

No Município de Rio Bonito do Iguaçu, o Programa Saúde na Escola desenvolve ações de promoção, prevenção e atenção à saúde dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. São ações que abrangem diversas áreas da saúde como prevenção ao uso de drogas, prevenção de violência e acidentes, promoção e avaliação da saúde bucal, atualização de vacinas, promoção da saúde auditiva e ocular, prevenção à Covid-19, entre outras.
O Dentista e Coordenador do PSE no Município de Rio Bonito do Iguaçu, Dr. Milton Saito, informa que o Programa Saúde na Escola está retornando com suas atividades de forma presencial. Até o momento, por conta da Pandemia, algumas atividades vinham sendo desenvolvidas remotamente, mas agora com o retorno das aulas o programa pode retornar com suas atividades e, assim, atingir uma número maior de alunos.
Uma das ações que já está sendo desenvolvida neste retorno, é a promoção da saúde bucal. O Dr. Milton Saito comenta que estão sendo entregues kits odontológicos a todos os alunos da Rede Municipal. Os kits incluem escova, creme e fio dental. Uma vez por semana os alunos, a partir de seis anos de idade, estão fazendo o bochecho fluorado, e, diariamente, a escovação dental supervisionada.
Importante ressaltar que todas as atividades desenvolvidas pelo programa seguirão as medidas de prevenção à Covid-19. Inclusive, esta é uma das ações desenvolvidas pelo PSE. Para esta ação vai ser entregue uma cartilha à família dos alunos, com todas as orientações importantes e informações sobre a prevenção ao Covid-19, principalmente neste período de retorno às aulas presenciais.
Dr. Milton comenta sobre a alegria e entusiasmo com este retorno do programa. Aproveita para agradecer a parceria da Secretaria de Educação. Em reunião realizada na última semana com diretores e coordenadores das escolas, foi possível verificar um grande interesse e colaboração com o programa.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul