quinta-feira, julho 22, 2021

Dia 22 de julho, dia estadual de combate ao FEMINICIDIO no Paraná



 A secretaria de assistência social, através do CREAS, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da OAB, Conselho da Comunidade e Procuradoria Municipal da Mulher, estarão promovendo ações durante todo o dia, em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicidio no Paraná, na Praça José Nogueira do Amaral, próximo ao banco Itaú.

Francieli Marques Minotto, assistente social no CREAS e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da MULHER de Laranjeiras do Sul, fala sobre o movimento que será realizado durante o dia.

No local, haverá atividades de conscientização e orientação pública sobre a Lei 20.595/2021, que torna o Sinal Vermelho uma política pública no Estado, panfletagem, jornais informativos, adesivos e folders. Durante todo o dia, haverá também uma ação silenciosa com a exposição de 73 cruzes representando cada uma das vítimas de feminicídio no Paraná em  2020.

Nesse contexto em que estamos vivendo de pandemia do coronavirus, a principal estratégia para a sociedade é o isolamento social, porém, durante esse período de pandemia, os números de feminicidios e o número de violência doméstica contra a mulher tem expandido em proporções alarmantes. 

Em pleno período de pandemia do coronavirus que vem atingindo toda a população, nós também temos uma pandemia que está atingindo as mulheres, uma pandemia de violência doméstica e familiar contra a mulher e também o feminicidio. 

Como nós sociedade permitimos algo tão desumano, quando o fato de 73 mulheres foram assassinadas somente aqui no Paraná. Para se ter uma idéia, nos meses de março e abril de 2020 tivemos um alto índice de casos de feminicidios no Brasil, de quase 23%. 

Em Laranjeiras do Sul tivemos recentemente o caso de feminicidio da contadora Nanci Vitroca, que foi brutalmente assassinada por seu ex-companheiro, pelo fato dele não aceitar o fim do relacionamento. 

Infelizmente o Brasil é o 5º país que mais mata mulheres, pelo simples fato de ser mulher. A cada 8 minutos uma mulher é vitima de violência doméstica. 

Precisamos romper com esse ciclo de violência, temos que mudar essa realidade, principalmente aquela que ocorre dentro de casa. É um desafio para as vitimas, o medo do agressor, por vezes faz com que essas mulheres não denunciem. 

Para oferecer mais segurança a essas mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência ou já sofreram, Laranjeiras do Sul conta com o apoio da Secretaria de Assistência social, através do CREAS e do Conselho municipal dos direitos da Mulher. 

É absolutamente necessário que toda sociedade fale sobre o assunto, esse é um dos nossos objetivos enquanto rede de atendimento e enfrentamento de violência contra a mulher. 

Também é muito importante que as pessoas denunciem, essas denúncias podem ser feitas de forma anônimas e sigilosas pelo disque 180 ou o 190 da Policia Militar caso seja uma situação de flagrante ou diretamente no CREAS pelo 36356142. 

Denuncie! Não se cale! Você não está sozinha!"

Nenhum comentário: