sábado, junho 05, 2021

Gilmar Cardoso destaca produção literária da academia mourãoense de letras




Serão relançadas duas obras literárias póstumas durante a programação alusiva aos 20 anos de fundação

O acadêmico Gilmar Cardoso, fundador da Cadeira nº 01, destaca a produção cultural e literária da Academia Mourãoense de Letras – AML, que neste mês de junho comemora seus vinte anos de fundação com a indicação e nomeação dos seus dez primeiros membros. Atualmente a AML é composta por quarenta confrades e confreiras, designação de seus membros, também chamados de imortais, definição adotada pela Academia Brasileira de Letras fundada em 1897 pelos escritores Machado de Assis e Lúcio Mendonça com o objetivo de cultivar a língua portuguesa e a cultura brasileria.

Instalada oficialmente na data de 21 de maio de 2002, a instituição cultural e literária mourãoense foi fundada em ata datada de 8 de junho de 2001.

De acordo com o advogado e poeta Gilmar Cardoso as academias seguem o modelo pioneiro da Academia Francesa, criada no ano de 1635 pelo Duque de Richelieu e de Fronsac, durante o reinado de Luís XIII.

A academia mourãoense promove desde o dia 1º através de suas redes sociais, o Projeto Vinte Anos com Todas as Letras, sob a presidência da professora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, Dalva Helena de Medeiros , que tem por objetivo o resgate histórico e o registro sob a perspectiva dos dez primeiros membros fundadores, familiares e amigos, além da promoção e divulgação dos respectivos Patronos das cadeiras.

O projeto foi idealizado pela professora Sinclair Pozza Casemiro, Ocupante da Cadeira 14 e Presidente da Comissão de Criação e Instalação da AML nos anos 2001 e 2002; e conta com a participação dos acadêmicos Gilmar Cardoso (Cadeira 01), Ilivaldo Duarte (Cadeira 28), Sid Sauer (Cadeira 20), José Eugênio Maciel (Cadeira 03) e Fábio Sexugi (Cadeira 07), além do apoio institucional da Comissão Literária – Comlit composta pelas confreiras Professora Edcleia Basso, Hermínia Camargo Perdoncini e Silvia Novaes Fernandes; da Comissão Cultural integrada pelas acadêmicas Dirce Bortotti Salvadori e Rita de Cássia Cartelli de Oliveira; juntamente com Diretoria Executiva da Academia Mourãoense de Letras, gestão 2021-2023.

O lançamento do projeto no dia 1º de junho contou com uma palestra virtual do Ocupante da Cadeira 02 e presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann, advogado e publicitário que recentemente foi agraciado por escolha unânime com o Prêmio de Melhor Ensaio de 2020 com o livro “Imperadores de Opereta – Os ditadores latino-americanos como fonte da literatura”, obra publicada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e distribuída gratuitamente às bibliotecas publicas paranaenses.

O presidente da Academia Paranaense de Letras, Túlio Vargas, mentor intelectual da fundação da academia em Campo Mourão através de um projeto de descentralização cultural da capital do Estado.




LIVES DE LANÇAMENTO DE OBRAS PÓSTUMAS




Gilmar Cardoso destaca a programação dos dias 6 de 10 de junho, às 19 horas, respectivamente, que contarão com lives de lançamento virtual das obras literárias póstumas do Patrono da Cadeira nº 6 da Academia Mourãonse de Letras, Constantino Lisboa de Medeiros, intitulada – Síntese Existencial – 2ª edição, revisada e ampliada, organização da Editora Nova História, de Campo Mourão. A primeira edição foi publicada em 1985 e revela o pensamento de um homem à frente do seu tempo, que além do cultivo da terra, seu ganha pão, ainda produzia cultura e o saber, compartilhando para a sua geração de contemporâneos.

No dia 10, é vez da acadêmica Rita de Cássia Cartelli de Oliveira, ocupante da Cadeira nº 10, promover a live de lançamento do livro – Para a Eternidade – uma coletânea de textos de Amani Spachinski de Oliveira, reunidos sob a supervisão da Editora Nova História e coordenação da professora que sucedeu o esposo na Cadeira que tem como Patrono Ethanil Bento de Assis.

Constantino Medeiros faleceu em 18 de novembro de 2000. Há quase 21 anos, tendo deixado seu nome e legado na cultura regional, tendo sido membro atuante da Associação Mourãoense de Escritores – AME, além do Título de Vulto Emérito Cultural, em agosto de 1999 pela Fundação Cultural de Campo Mourão. Na gestão pioneira do então prefeito do Município de Farol, Gilmar Cardoso (1993/1996), Constantino Medeiros foi condecorado com o Troféu Lira de Madeira pela relevância de sua obra.

Constantino Medeiros é Patrono da Cadeira 6 cuja fundadora é a acadêmica Elza Paulina de Moraes e a atual ocupante a acadêmica Giselta Silva Veiga, que tomou posse em 29 de agosto de 2015, em Peabiru, na primeira sessão solene descentralizada da história da Academia Mourãoense de Letras.

Amani Spachinski de Oliveira foi professor de filosofia nos cursos médio e superior. Escritor, poeta e contista, recebeu o título de Mérito Comunitário da Câmara Municipal de Campo Mourão em 2011. Fundador da Academia Mourãoense de Letras, tomou posse em 21 de maio de 2002, em sessão solene no Teatro Municipal de Campo Mourão, em sessão presidida pelo acadêmico Túlio Vargas, então presidente da Academia Paranaense de Letras. Faleceu em 25 de novembro de 2015.




VINTE ANOS COM TODAS AS LETRAS. PROGRAMAÇÃO.

DIA 06: OCUPANTE DA CADEIRA N. 5 GISELTA VEIGA, FUNDADORA ELZA PAULINO DE MORAES

PATRONO: CONSTANTINO MEDEIROS

- LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO DE POEMAS “SÍNTESE EXISTENCIAL”,EM 2. EDICÃO, PELA EDITORA NOVA HISTÓRIA, DE AUTORIA DO PATRONO DESTA CADEIRA, CONSTANTINO MEDEIROS, COM A PRESIDENTE DA AML DALVA MEDEIROS, FAMILIAR (ES) DO PATRONO E A OCUPANTE DA CADEIRA 5, GISELTA VEIGA. UMA HOMENAGEM DA AML, DA PRESIDENTE DA AML E DA OCUPANTE DA CADEIRA N. 5 GISELTA VEIGA.




DIA 10:OCUPANTE DA CADEIRA N. 10 RITA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA, DO FUNDADOR AMANI SPACHINSKI DE OLIVEIRA

LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO “PARA A ETERNIDADE” DE AUTORIA DO FUNDADOR DESTA CADEIRA, AMANI SPACHISKI DE OLIVEIRA PELA AML, PELA EDITORA NOVA HISTÓRIA. UMA HOMENAGEM DA ACADÊMICA RITA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA, FAMILIAR (ES) E DA AML À MEMÓRIA DESSE FUNDADOR. PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA PRESIDENTE DA AML DALVA HELENA MEDEIROS

OCUPANTE DA CADEIRA N. 10 RITA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA, DO FUNDADOR AMANI SPACHINSKI DE OLIVEIRA

DIA 11: ÚLTIMO DIA DO EVENTO DE COMEMORAÇÃO: PALESTRA DA PRESIDENTE DA AML DALVA HELENA MEDEIROS “ A MISSÃO DA AML, TENDO POR BASE O “I ENCONTRO da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS com as ACADEMIAS da AMÉRICA LATINA”.

Nenhum comentário: