sexta-feira, maio 14, 2021

Rebelião em penitenciária no Sul de SC termina e reféns são liberados

Presos da Penitenciária Sul em Criciúma, no Sul catarinense, se rebelaram e fizeram dois agentes prisionais de reféns nesta sexta-feira (14). As 15h por meio de nota, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina informou que os policiais penais que ficaram reféns foram liberados sem ferimentos. Eles receberão atendimento médico e psicológico nas próximas horas. A ocorrência começou por volta das 8h, segundo a polícia, e outros dois agentes penitenciários e um preso ficaram feridos.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Florianópolis foi convocado para ir até o local e a realizou a negociação com os detentos. Uma coletiva de imprensa está programada para acontecer as 17h para a divulgação de maiores detalhes sobre a ocorrência.


O Serviço Aeromédico (Sarasul) prestou socorro a dois agentes penitenciários que ficaram feridos durante a ação. Um deles sofreu um corte no rosto e outro teve uma lesão na mão. Os dois já foram liberados.

Melhores Condições

Segundo informações iniciais da polícia, um grupo de dez apenados da galeria H rendeu dois agentes penitenciários. Os presos estavam armados com uma espingarda calibre 12, que era de um dos agentes reféns.

Ainda de acordo com informações levantadas pela PM, os presos pedem por melhores condições dentro da penitenciária e desejam falar com representantes do poder judiciário.

"Tomamos conhecimento dessa rebelião. A Polícia Militar está contornando a situação. Entendemos que se trata de uma tentativa dos presos de causarem algum tipo de comoção, por entenderem que têm alguns direitos a mais. Acontece que essa unidade é considerada de segurança máxima, e tem um esquema disciplinar muito rígido. Muitos desses presos não se adaptam e acabam se rebelando" informou à NSC a juíza titular da Vara de Execuções Penais de Criciúma, Débora Zanini.


A PM de Criciúma e equipes dos batalhões de Içara e Araranguá, que ficam na mesma região, também auxiliaram na operação. O Corpo de Bombeiros e o Samu também destacaram unidades a pedido da Polícia Militar.

Penitenciária Sul

A penitenciária fica no limite de Criciúma com Araranguá e foi inaugurada em 2008.É considerada uma das mais seguras do sistema prisional catarinense. A Penitenciária Sul tem 690 vagas e encontra-se com 800 apenados.

A galeria H, onde aconteceu a rebelião, é para onde são encaminhados os presos de lideranças de facções criminosas do estado.


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul