
O governador do Paraná, Ratinho Junior, anunciou nesta sexta-feira (21 de maio) o novo modelo para concessão de rodovias. Com os contratos atualmente em vigor perto de vencer (encerram em novembro próximo), o estado anunciou que fará uma nova concessão de forma transparente, com concorrência na Bolsa de Valores e disputa pelo menor preço (ou a menor tarifa ao usuário). "Com certeza vamos ter tarifas mais baratas no Paraná, acima de tudo com obras", declarou o governador em entrevista coletiva no Palácio Iguaçu, afirmando ainda que o novo modelo de concessão ajudará a fazer do Paraná a 'central logística da América do Sul'.
"É o maior projeto de infraestrutura da América Latina. Dos Estados Unidos para baixo, não existe um projeto desse porte. São R$ 42 bilhões em investimento em seis anos, mais de R$ 5 bilhões por ano, 1.800 quilômetros de duplicação no Paraná, 3.227 quilômetros de rodovia, é a maior concessão da América Latina também e são contornos que vão acontecer em todas as grandes cidades do estado, melhorando nossa logística. Vamos entregar a melhor infraestrutura do Brasil, sem dúvida nenhuma", declarou o político, explicando ainda que a proposta contempla sinal de wi-fi em todos os trechos de estradas, câmeras de monitoramento e iluminação em LED.
Em sua fala, Ratinho Junior também comentou que o pedágio é 'um capítulo muito ruim' na história do Paraná, com o modelo atualmente em vigor sendo muito questionado devido à modelagem, corrupção e obras que estavam previstas inicialmente, mas jamais foram realizadas. "Isso fez com que, das 10 praças mais caras do Brasil, seis estão no Paraná", destacou o político, ressaltando ainda que a nova modelagem do pedágio no estado representa a superação de uma etapa extremamente importante naquele que é o maior tema nos últimos 20 anos do estado.
"Nossa missão era construir uma solução, corrigir os erros do passado e criar um futuro muito mais promissor para colaborar com o desenvolvimento do Paraná. Estamos corrigindo um erro do passado e, acima de tudo, construindo um projeto decente para a população, valorizando a cadeia produtiva da indústria, do agronegócio e acima de tudo a geração de emprego que vai acontecer. É um dia de muita alegria."
Reunião com o presidente e modelo diferente do resto do país
Em seu pronunciamento, Ratinho Junior também comentou que o Ministério da Infraestrutura, liderado por Tarcísio Freitas, havia criado um modelo de concessão para ser utilizado em todo o país, um modelo híbrido que tem como principal critério para o leilão a combinação entre o menor valor de tarifa e maior valor de outorga fixa. Acontece, porém, que esse modelo nacional seria praticamente igual ao atualmente em vigor no Paraná. Por isso, o estado teve de trabalhar nos bastidores para mostrar ao Ministério e ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que outro modelo seria mais adequado para o estado.
"O Ministério da Infraestrutura tem um modelo pro Brasil, e nós, numa construção com a Sociedade Civil organizada, o Legislativo, nossos técnicos, tínhamos de convencer o Ministério que aquele modelo poderia ser o ideal para o Brasil, mas não pro Paraná, porque fomos muito sacrificados por esse modelo", comentou Ratinho Junior.
Na última segunda-feira, inclusive, o governador do Paraná esteve com Bolsonaro. Segundo Ratinho Junior, nesse encontro foi explicado ao presidente da República que o Paraná tinha uma outra modelagem para o pedágio e que o ideal seria buscar o menor preço, 'para deixar as empresas de alguma maneira disputar e isso ser um benefício para população, ter tarifas menores'. Segundo o governador, o presidente foi "muito solícito" em dizer que "fariam o que fosse melhor para o Paraná.
"Na terça tivemos duas horas de reunião com o Tarcísio, uma reunião dura, na qual buscamos convencer que a modelagem ideal seria essa que o Ministério estava sugerindo. E ontem ele me ligou e disse que o Ministério concordava com o que estávamos sugerindo. Anúncio muito importante, estamos dando um passo de buscar solucionar um problema seríssimo no estado do Parapá, que fez nossa população estar desgastada, comprometeu o desenvolvimento econômico do estado e que foi pauta de muita demagogia política."
'Não haverá prorrogação'
De acordo com o Governador Ratinho Junior, no dia 27 de novembro, quando se encerram os atuais contratos de concessão, o Paraná colocará um ponto final ao atual modelo de pedágio. Segundo ele, não há qualquer possibilidade de prorrogar a vigência do atual modelo, mesmo que até o final do penúltimo mês do ano a nova concessão não tenha sido definida.
"Vamos trabalhar para conseguir fazer ir para P3 o quanto antes. O atual contrato vai até novembro. Nós não vamos permitir que ele fique nem um dia, nem uma hora e nem um segundo a mais com esse modelo no estado do Paraná. Não haverá prorrogação, mesmo que porventura tenha atraso na análise do Tribunal de Contas, até mandar para P3. O governo do Estado vai manter as rodovias até as novas empresas entrarem. Esse contrato lesivo que tivemos 25 anos, no dia que vencer não vai ser prorrogado no Paraná."
Nenhum comentário:
Postar um comentário