Pular para o conteúdo principal

Há 56 dias acampados, policiais militares protestam contra contribuição previdenciária

Há 56 dias acampados em frente à Assembleia Legislativa e ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba, contra um projeto e lei que regulamenta a contribuição previdenciária para a classe, policiais militares do Paraná pedem a isenção do desconto para servidores aposentados até 31 de dezembro de 2019, data em que a lei entrou em vigor.

Acampamento no Centro Cívico Foto: Marcelo Borges/ Banda B


“Nós pedimos que a lei seja seguida conforme ela foi confeccionada. Ou seja: ela aplica o desconto, mas ao mesmo tempo ela nos dá direito de isenção para alguns policiais e bombeiros que já se encontravam na condição de aposentados ,ou então pensionista, na data que a lei entrou em vigor ou seja até 31 dezembro de 2019, ou tenha um teto de isenção, como era antes da lei”, disse à Banda B, o subtenente Santos, que foi policial militar por mais de 30 anos.

Segundo o subtenente, nesses 56 dias de protesto,completado neste domingo (30), conversas com alguns deputados estaduais avançaram, mas que ainda precisam evoluir.



“Tivemos o contato com alguns deputados e com o secretário de segurança pública, mas, infelizmente, foram situações que não nos trouxeram nenhum alento. Mas conseguimos a isenção de policiais militares com moléstia grave, mas está na assembleia desde o dia 28 de fevereiro e até esse momento não foi para a votação”, lamentou.

A Reforma da Previdência trouxe mudanças ao funcionalismo público e entre elas há o reajuste nas alíquotas de contribuição e o estabelecimento de aposentadoria aos militares através da Lei Federal 13.954/2019. Em abril do ano passado, o governador Ratinho Jr. (PSD) encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei 236/2020, que altera alguns pontos em relação à contribuição previdenciária dos servidores públicos militares do Paraná.


A reforma determina que Estados regulamentem a aposentadoria e taxem os aposentados. No entanto, de acordo com os manifestantes, desde março de 2020 tem havido descontos na folha mesmo sem a lei estar regulamentada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.