quarta-feira, março 03, 2021

Três pacientes com Covid-19 são entubados em casa em 12 horas, em Cascavel, diz Consamu



Três pacientes com a Covid-19 precisaram ser entubados em casa para evitar que o caso se agravasse, no oeste do Paraná, na madrugada desta quarta-feira (3), segundo o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu).

De acordo com o diretor técnico do Samu Oeste, Rodrigo Nicácio, o entubamento em casa ocorre durante toda a pandemia, mas o total de três entubamentos em 12 horas foi acima do habitual.

"O normal é o paciente Covid ser entubado só na UPA ou hospital . Mas muitos casos graves estão acontecendo em casa, com pedido de socorro ao Samu e, quando as equipes chegam, tem se deparado com pacientes muito graves, que precisam do procedimento ali, para evitar o óbito domiciliar", explicou.

De acordo com a Prefeitura de Cascavel, desde o início da pandemia, 15 pessoas com a Covid-19 morreram em casa. Os dois últimos óbitos foram confirmados no boletim de terça-feira (2), sendo uma mulher de 64 anos e um homem de 87 anos.

O diretor técnico do Samu disse que alguns pacientes graves morreram na própria residência nesse período caótico do sistema de saúde: "Mesmo com o socorro rápido das equipes, o paciente acabou evoluindo a óbito mesmo com esforços nas tentativas de reanimação."

Os três casos de entubamento foram atendidos por equipes de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móvel do Samu. Até as 11h40, a cidade não registrava nenhum paciente entubado em domicílio.

Diante do caos do sistema de saúde, o aposentado Gelson Ballastreli decidiu cuidar da esposa com Covid-19 em casa, em Cascavel.

Segundo Gelson, ele preferiu comprar um cilindro de oxigênio e tratá-la em casa, com a ajuda de médicos, do que levá-la para o hospital.

"Eu estou cuidando dela em casa porque a gente sabe que está difícil aí fora, os hospitais estão todos lotados. Só vamos internar em último caso."

A macrorregião oeste está com 98,7% de ocupação de leitos de UTI, sendo 20 hospitais 100% ocupados. Há apenas três leitos livres para atender os pacientes contaminados das 94 cidades da região.

Crise na saúde

Cascavel vive situação crítica no sistema de saúde por causa da pandemia do novo coronavírus, por isso, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deve visitar município na quinta-feira (4).

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, informou que o Ministério da Saúde enviou 6 mil doses da vacina contra a Covid-19 para Cascavel.

"O momento é dramático, como ontem em Cascavel, a informação que o secretário municipal de Saúde me passou, houve uma ou duas situações do paciente ter sido entubado em casa. Isso me remete a uma preocupação com o manejo desses pacientes. Será que ele não quis ir ao serviço de saúde? Ficou piorando sozinho em casa? Ou é a nova cepa que está se desenvolvendo e deixando as pessoas piorarem rapidamente? Estamos trabalhando para que isso não aconteça", disse Beto Preto.

Na noite de terça-feira (2), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasília foi fechada para novos pacientes por causa da falta de leitos e capacidade técnica para atendimento, e o Hospital de Retaguarda passou a receber pacientes apenas pela Central de Leitos, suspendendo as consultas por livre demanda no ambulatório.

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) informou, nesta quarta-feira, que fará uma readequação de espaço para abrir 12 leitos de UTI exclusivo para atendimento de pacientes com a Covid-19.



Ocupação de leitos na cidade

Atualização: quarta-feira, às 9h

UPA Brasília

- 19 no suporte (15 intubados);
- 53 na enfermaria;
- 4 respiradores livres;

UPA Tancredo

4 no suporte (3 intubados);
23 na enfermaria
2 respiradores livres;


UPA Veneza

7 no suporte (7 intubados);
23 na enfermaria;
0 respiradores livres;


Hospital de Retaguarda:

27 na UTI (25 intubados);
40 na enfermaria
2 respiradores livres;


Macrorregião oeste:

186 pacientes aguardam leito de UTI ou enfermaria;


Na 10ª Regional de Saúde

45 esperam leito de UTI
37 esperam leito de enfermaria

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul