Foram atendidas mais de 100 propriedades agrícolas na limpeza, abertura de espaços para armazenamento de silagens
A secretaria de Agricultura de Espigão Alto do Iguaçu realizou com eficiência, mostrando bons resultados na 1ª ação desta nova administração, que já nos primeiros dias pôs em prática um programa de cortes de milho para silagens. Os trabalhos foram coordenados pelo servidor municipal, Rogério Wieczorkowski (Porca Véia). De acordo com ele mesmo com as fortes chuvas que ocorreram no mês de janeiro, os trabalhos não pararam, onde foram atendidas 100 pequenas propriedades agrícolas. Para isso foi mantado uma frente de trabalho com máquinas, que contou com duas da prefeitura, patrulhas agrícolas das associações da Água do Meio e Vorá, como também com apoio de máquinas de uma empresa terceirizada.
Os trabalhos foram subsidiados 100% com recursos próprios do município. “Acredito que conseguimos atender 99% dos agricultores que estavam inscritos pela secretaria. Se não fosse esse programa da prefeitura provavelmente o agricultor teria que desembolsar cerca de R$ 150 reais a hora máquina. Dentro do programa municipal o custo foi de R$ 50 reais a hora”, explicou Porca Véia. Ele lembra que foram feitos serviços em propriedades de famílias ligadas a Agricultura Familiar. Ao todo foram mais de 1,1 mil horas máquinas executadas nesta etapa.
Estrada do Mato Queimado
Falando a reportagem o prefeito Agenor Bertoncelo disse que mesmo o leite não estando com os preços favoráveis aos produtores neste momento, este tipo de apoio é de suma importância na diminuição dos custos na produção. “Mesmo as máquinas da prefeitura não estando em boas condições de trabalho nós conseguimos atender os nossos agricultores. Tenho que parabenizar o Rogério e sua equipe, que mostraram eficiência na execução do programa”, destacou Sêo Agenor.
O prefeito avalia que a produção de grãos no município está num momento privilegiado, principalmente a soja e o milho. Mesmo que alguns produtores tenham sofridos com as perdas em função dos contratos de vendas futuras firmados antes do plantio e colheita, o gestor acredita que agricultura tem mostrados números positivos.
Bertoncelo comentou de outras ações que estão acontecendo no encaminhamento de projetos e conquista de recursos, como dos quatro quilômetros de calçamento que serão aplicados em alguns trechos de serras no interior do município. “Nós também estamos contratando cerca de 500 toneladas de massa asfáltica para fazermos um tapa-buraco na estrada que liga a comunidade do Mato Queimado. Conseguimos junto ao DER, via deputado Artagão Junior o material fresado de asfalto. São cerca de 500 toneladas que vamos aplicar em algumas estradas e assim darmos as condições necessários do nosso agricultor transitar com tranquilidade mesmo em dias de chuvas”, frisou o prefeito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário