O Ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, entregou aos parlamentares um relatório detalhado sobre o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. (Foto: Agência IP)
Na ocasião, o Ministro garantiu que o início da campanha começa na segunda quinzena de fevereiro, quando as doses chegarem ao Paraguai.
“Em 48 ou 72 horas depois da chegada, as vacinas começarão a ser distribuídas aos cidadãos”, afirmou.
Estágios de vacinação – Mazzoleni lembrou que o plano contempla três etapas de vacinação. Na primeira fase, serão vacinados profissionais de saúde expostos ao coronavírus e depois, os adultos com mais de 60 anos.
No segundo, pessoas entre 18 e 59 anos com doença de base, professores, funcionários de serviços essenciais e a população indígena.
Já na terceira fase, serão os trabalhadores em aeroportos (pontos de entrada no país), militares, policiais, bombeiros e pessoas privadas de liberdade.
Antes da consulta aos legisladores, o Secretário de Estado indicou que quando as vacinas chegarem serão utilizadas imediatamente. Mazzoleni também lembrou que o país não fechou as portas para nenhuma das vacinas existentes.
O Ministro também informou que 4 milhões de 200 mil doses chegarão ao país pelo mecanismo Covax. “Em virtude das evidências científicas que temos até agora, o interessante é combinar vacinas que possam atender a todos os grupos prioritários”, frisou.
Cris Loose

Nenhum comentário:
Postar um comentário