O Parque Nacional do Iguaçu, que tem as Cataratas do Iguaçu como principal atrativo, no oeste do Paraná, registrou 12.549 visitantes entre a sexta-feira (25) e o domingo (27). O número superou a expectativa de 10 mil pessoas durante o feriadão de Natal.
Porém, a quantidade de visitantes no parque, em Foz do Iguaçu, em meio à pandemia do novo coronavírus, está abaixo do registrado no mesmo feriado em 2019, quando o local recebeu 21.418 pessoas em três dias.
Conforme a direção, o parque passa por sanitização diária de todo o circuito turístico, além do controle de visitantes com uma barreira sanitária.
Até 25 de janeiro, o parque funciona das 8h às 16h, com venda de ingressos online. Há capacidade limitada de 525 pessoas por hora.
Foz do Iguaçu depende do turismo economicamente e, por isso, o setor tem acumulado prejuízos desde março. A direção do parque entende a confiança dos visitantes como importante para o reaquecimento da economia local.
Conforme o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu (Sindetur), Licério Santos, a taxa de cancelamento de reservas para o destino chegou a 20% após a curva de casos de Covid-19 voltar a crescer.
“Do mercado internacional acabou, praticamente zero em termos de recepção de turistas internacionais. O mercado doméstico, que estava começando a aquecer, deu essa retraída por conta do aumento dos casos da Covid-19 no país. A gente está sentindo diretamente essa pandemia. O que nós percebemos é que isso só vai se resolver quando começar a vacinação mesmo."
Por causa da pandemia, shows tradicionais de fogos no Natal e Ano Novo estão suspensos para evitar aglomerações. O município tem seguido o decreto estadual, que determina toque de recolher das 23h às 5h.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até este domingo, Foz do Iguaçu registrou 17.771 casos confirmados do novo coronavírus e 256 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 412 casos ativos da doença.
Comentários