Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar do Paraná lança edital de concurso público com 70 vagas para cadetes



A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) publicou um edital de concurso público com 60 vagas para cadete policial militar e 10 vagas para cadete bombeiro militar.

As inscrições para o curso de formação de oficiais (CFO) serão abertas no dia 3 de novembro, vão até 12h de 18 de dezembro, e deverão ser feitas pela internet.

De acordo com anúncio, feito pelo governo do estado na sexta-feira (16), o edital está disponível na página do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR).

Os aprovados ingressam no curso de formação de oficiais, que tem duração de três anos. Os alunos recebem salário inicial de R$ 3.277,88 e, ao concluir o curso, ficam aptos a serem promovidos a 2º tenente, com salário de R$ 9.735,33.

As provas ocorrem em duas fases:

Prova classificatória realizada em duas etapas, pelo NC-UFPR: prova de conhecimentos gerais, com 90 questões objetivas, e prova de compreensão e produção de textos, constituída de três questões discursivas.
Prova eliminatória realizada pela PM: provas de habilidades específicas (PHE) que incluem: investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física e exame de sanidade física.

Definições do edital

Com base na Lei Estadual nº 14.804/2005, o edital prevê que somente até 50% das vagas podem ser preenchidas por mulheres. Segundo o texto, "atingido o limite previsto não serão nomeadas candidatas do sexo feminino independente da classificação final obtida no certame".

No concurso, é exigido que os candidatos tenham no máximo 30 anos (completos até o primeiro dia de inscrições) e o ensino médio concluído.

Para pessoas afrodescendentes, serão destinadas 10% das vagas que, em caso de não preenchimento pelo número de candidatos aprovados, serão revertidas à concorrência geral.

No caso das provas de habilidades específicas, os candidatos classificados pela concorrência afrodescendente, também possuem classificação na concorrência geral, desde que estejam incluídos entre os candidatos classificados para esta categoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.