As empresas que lideraram as denúncias neste período no estado, de acordo com o Procon, foram academias, operadoras de telefonia, bancos, financeiras e companhias aéreas.
Do total de 88.820 reclamações recebidas no Paraná pelos canais virtuais, 66.873 foram registradas pela plataforma consumidor.gov.
No site, que recebe registros de todo o país, segundo o Procon-PR, houve aumento de 56% no número de denúncias de clientes paranaenses, em comparação com o mesmo período de 2019, passando de 42.730 para 66.873 registros.
Considerando as plataformas locais, o Procon-PR recebeu outras 21.947 reclamações durante os seis primeiros meses de pandemia.
Reclamações
A orientação do Proncon-PR é para que os consumidores busquem prioritariamente as plataformas online para o registro de reclamações, considerando os cuidados diante da pandemia do novo coronavírus.
O principal canal utilizado é o consumidor.gov, que reúne mais de 900 empresas, incluindo os setores de telefonia, bancos, financeiras, companhias aéreas e lojas.
Caso a empresa sobre a qual o cliente possui reclamação não esteja cadastrada na plataforma nacional, é possível registrar a denúncia pelo site do Procon-PR.
De acordo com o órgão, o consumidor precisa ter em mãos documentos como RG, CPF e as notas fiscais da compra ou comprovantes do produto ou serviço sobre o qual se sentiu prejudicado.
O atendimento por telefone funciona pelos números 0800-41-1512 e (41) 3223-1512.

Nenhum comentário:
Postar um comentário