sexta-feira, agosto 07, 2020

UFFS:Professores e estudantes pesquisam sobre produtos veganos e alimentos para pessoas alérgicas e intolerantes a lactose


Entre os produtos elaborados estão sobremesa cremosa sabor chocolate, doce de leite a base de castanha, bebida fermentada e sorvetes veganos

Intolerâncias, alergias alimentares e opção por alimentação vegana motivaram o desenvolvimento de pesquisas na área de Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul.

Quem coordena as pesquisas é a docente do Curso de Engenharia de Alimentos e do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Larisssa Canhadas Bertan, em parceria com os professores Cátia Tavares dos Passos Francisco e Luciano Tormen. As pesquisas também contam com a colaboração de estudantes da graduação e do mestrado, seja em projetos de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso ou dissertações.

Larissa relata: “há mais ou menos 4 anos resolvi investir em pesquisas sobre o desenvolvimento de produtos veganos, não apenas para o público vegano, mas para pessoas que, assim como eu, possuem algumas alergias. Confesso que tem sido desafiador, afinal temos memória desses produtos elaborados com leite”.

Ao longo desse período, vários produtos foram desenvolvidos, entre eles, extratohextrato vegetal a base de castanha, sobremesa cremosa sabor chocolate, doce de leite a base de castanha, bebida fermentada e sorvetes veganos.

Uma das primeiras pesquisas desenvolvidas para as pessoas com alergia a proteína do leite, intolerantes à lactose e veganos foi a “sobremesa cremosa vegana sabor cacau. A pesquisa foi executada pela discente e agora engenheira de alimentos Flávia Letícia Sanches com a colaboração da discente Eliane Pompeu de Jesus.

Outro projeto executado pensando nas pessoas alérgicas e veganas foi o desenvolvimento de extrato hidrossolúvel vegetal a base de castanha. Esse extrato serviu de base para o desenvolvimento de outros produtos, sendo executado pela discente e agora engenheira de alimentos Ana Camila Schmitz. A partir dos extratos vegetais de castanha a discente Yara Prock da Silva colaborou na elaboração do doce de leite vegano.

Além destes, atualmente, está sendo desenvolvido um projeto para elaboração de bebida fermentada vegana, utilizando fontes alternativas. Conforme Larissa, “estamos testando vários sabores como morango, maçã com canela, entre outros. A expectativa é fazer análises sensoriais no próximo ano, para analisar a aceitação do produto. Esse projeto é executado pelos discentes Eliane Pompeu de Jesus e Luan Gabriel Techi Diniz.

A docente relata que “as pessoas que possuem alguns tipos de alergia sentem falta de certos produtos no mercado e foi pensando nisso que resolvemos elaborar um sorvete vegano”. O projeto é executado pelo discente Luan Gabriel Techi Diniz com colaboração da discente Eliane Pompeu de Jesus.

Sobre os desafios futuros, a docente comenta que “muitos produtos interessantes serão desenvolvidos, analisados e testados, pois as ideias não param”. Larissa agradece aos alunos orientados que resolveram abraçar esse desafio.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul