sexta-feira, junho 12, 2020

Acidentes de trânsito têm redução de 19% nos primeiros meses do ano, aponta levantamento


O número de acidentes de trânsito diminuiu 19% nos primeiros meses do ano, segundo um levantamento feito entre a Polícia Militar (PM) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Os dados foram comparados com o mesmo período do ano passado e com o atenuante de que, com a pandemia do coronavírus, o número de veículos nas ruas também diminuiu. Os dados apontam que os acidentes caíram de pouco mais de 30 mil em 2019 para cerca de 24 mil em 2020.

O número de multas de trânsito também teve redução de 37% na comparação com o mesmo período de 2019. Neste ano, foram aplicadas 1.723.038 multas e em 2019 1.084.096.

Somente entre o período de início da pandemia até maio deste ano, a redução de acidentes foi ainda maior, de 44%, segundo os dados do levantamento.

Entre 16 de março e 16 de maio deste ano foram registrados 9.135 acidentes de trânsito em todo o estado e 148 mortes. No mesmo período do ano passado foram 16.477 colisões e 179 mortes.


"Nós temos que considerar que, lamentavelmente, as vítimas de acidentes de trânsito, em uma situação de normalidade, tendem a ocupar cerca de 60% dos leitos de hospitais, principalmente das UTIs. Então, se nós considerarmos que esse número reduziu, teremos uma demanda menor nos hospitais deixando os leitos disponíveis para o atendimento das vítimas da pandemia", disse o coronel da Polícia Militar Mário Henrique do Carmo.

A tenente do Corpo de Bombeiros Camila Mahmoud disse que desde que o isolamento social foi decretado, foi possível perceber a redução no número de acidentes de trânsito.

"Além dessa diminuição pela menor circulação de veículos, também percebemos uma redução em atendimento de quedas de idosos, que nós costumamos atender diariamente, principalmente na região central de Curitiba", disse.

Nenhum comentário: