terça-feira, maio 26, 2020

Foz do Areia, maior usina hidrelétrica da Copel deverá ser privatizada


Na sessão remota da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (25), um alerta foi feito pelo deputado Soldado Fruet (PROS), sobre os preparativos para a venda da Copel Telecom, a Copel também caminha para perder o controle acionário da sua maior usina, a Foz do Areia, localizada entre os municípios de Pinhão e Bituruna, responsável por 32% de toda a energia produzida pela empresa.

Segundo o deputado, o processo está bastante avançado, “basta ler as atas públicas do Conselho de Administração da empresa para ter a certeza de que muito em breve a Telecom estará nas prateleiras do mercado esperando um comprador que levará uma empresa cujo nome é referência no Paraná e é talvez a única que possui fibra ótica nos 399 municípios do Estado”. Ele ressaltou que “ao comprador bastará um pequeno investimento em cada cidade para alcançar um mercado potencial gigantesco”. De acordo com a mídia especializada, a Telecom deve ser vendida por cerca de R$ 1,2 bilhão.

Ainda cita o deputado Soldado Fruet, sobre a privatização da Copel Geração e Transmissão, que apesar das constantes negativas do governo, o segmento também deve ser atingido pelas privatizações, já que a concessão da Usina Foz do Areia vence em 17 de setembro de 2023, o que obrigaria a Copel a participar de um novo leilão para continuar com a concessão. “Ocorre que, com medo de perder a usina, a Copel utilizou-se dos Decretos Federais 9271/2018 e 10135/2019 para pedir a renovação da concessão por 30 anos”, disse.

Para que isso seja autorizado pelo Ministério das Minas e Energia, a Copel precisa abrir mão do controle acionário, ou seja, vender no mínimo 51% da Sociedade de Propósito Específico criada pela Copel Geração e Transmissão para quem foi passada a usina de Foz do Areia. “Quem comprar 51% da SPE estará comprando 51% da Usina de Foz do Areia e responderá assim pela maior geradora de energia da Copel, respondendo por 32% de toda energia produzida pela Copel”, concluiu o Soldado Fruet. O deputado defende que a maior empresa do Paraná continue sendo modelo, forte e motivo de orgulho para o Estado. A Copel é a responsável por R$ 4 bilhões do faturamento total da companhia.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul