segunda-feira, maio 18, 2020

18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A proposta do dia “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade a participar e a proteger o direito das crianças e dos adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Esse dia é instituído pela Lei Federal 9.970/2000 e demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro.

18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi criada, pois em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio daquele ano por jovens. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Então fica nossa indignação diante do caso. Vamos combater qualquer forma de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Canais de denuncias: O Disque 100 é o canal de denúncias oficial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e recebe denúncias anônimas de qualquer violação de direitos, incluindo situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Laranjeiras do Sul - CREAS através do telefone (42) 3635 – 6142. Conselho Tutelar (42) 9 8428-2154 OU 3635 – 5639

Proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de violência é uma responsabilidade de todos.

Não se esqueça de usar as hashtags desta mobilização: #FacaBonito #Disque100 #CREASLaranjeirasdoSul

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul