/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/D/B/hOXgACTCaLAXAFczhN1w/prefeito-limpa-celular.jpg)
Em uma transmissão ao vivo por uma rede social, o prefeito de Arapongas, no norte do Paraná, Sergio Onofre (PSC), utilizou uma máscara facial, que segurava nas mãos, para limpar um celular.
A atitude, não recomendada pelas autoridades de saúde uma vez que mesmo que a máscara seja jogada fora pode contaminar o celular, repercutiu entre os moradores nesta quarta-feira (15).
A transmissão, para discutir sobre as medidas tomadas pela prefeitura para prevenir o contágio do novo coronavírus, foi realizada na noite de terça-feira (14), no perfil do Facebook da presidente da juventude do Partido Social Liberal (PSL) Gabriella Ricci.
Ao longo de toda a conversa, o prefeito ainda passa a máscara de uma mão para outra. No fim, após uma mensagem de uma pessoa que estava assistindo a live, a responsável pela transmissão comentou que a máscara que estava com Sergio Onofre seria descartada.
Nesta quarta-feira, a integrante do PSL publicou uma nota informando que o item foi jogado fora.
"Vamos deixar algumas coisas claras, primeiro que está máscara já tinha perdido sua eficácia por conta de seu tempo de uso, por isso ele a destruiu durante a live", diz um trecho.
No fim da transmissão, prefeito diz que máscara será descartada
O que diz o prefeito
Na tarde desta quarta-feira, Sérgio Onofre (PSC) esclareceu que retirou a máscara antes da conversa e que jogaria o item fora assim que acabasse a transmissão.
"Não estou falando para ninguém usar a máscara para limpar o celular. Estou falando para o pessoal usar a máscara para se proteger", afirmou.
Limpeza de celulares
Para o médico infectologista Caio Rosenthal, o celular pode, sim, ser um meio de transmissão do novo coronavírus, já que usamos os aparelhos com frequência e depois que tocamos em objetos como corrimãos, maçanetas.
"O aparelho pode ser um meio eficiente de transmissão, principalmente se emprestado a outras pessoas".
Ao tossir, falar ou espirrar, por exemplo, o vírus se espalha por meio das gotículas, que são um "transporte", e permitem ao vírus ficar em superfícies como maçanetas, apoios de transporte público, botões de elevadores, teclas de computador, celulares, entre outros.
Para a limpeza, é recomendado o uso de álcool isopropílico com concentração 70%. O aparelho deve estar desligado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário