quinta-feira, março 12, 2020

Paraná tem 49 casos suspeitos do novo coronavírus, diz ministério; um testou positivo em 1º exame

O material coletado do homem foi encaminhado para a contraprova no Lacen — Foto: Reprodução/TV Globo
O Paraná tem 49 casos suspeitos do novo coronavírus em investigação, conforme boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (11) pelo Ministério da Saúde. Uma dessas suspeitas é considerada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como provável caso da doença Covid-19 após o exame de um laboratório particular testar positivo.
No boletim da Sesa, também divulgado na tarde desta quarta, essa situação é tratada como "um caso 'confirmado' por um laboratório particular, aguardando contraprova dos laboratórios oficiais".

Trata-se de um morador de Curitiba, de 54 anos, com quadro clínico de tosse e febre, que retornou da Europa no início deste mês, informou a secretaria. Ele está em isolamento domiciliar.

Segundo a Sesa, o protocolo do Ministério da Saúde indica que somente depois da confirmação pelos laboratórios públicos, como o Laboratório Central do Estado (Lacen) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, é que o resultado passa a ser validado.

O material coletado do homem foi encaminhado para a contraprova no Lacen. O resultado deve sair até o fim da tarde de quinta-feira (12), segundo o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Casos suspeitos por cidade, segundo a Sesa:

Curitiba: 26
Ponta Grossa: 5
Foz do Iguaçu: 4
Maringá: 4
Londrina: 3
Cascavel: 2
Cianorte: 2
Guarapuava: 1
Corbélia: 1
Santo Antônio do Paraíso: 1

Desde o início do monitoramento da Sesa, 27 suspeitas foram descartadas após exames.

Divulgação de casos por hospital
O Hospital Nossa Senhora das Graças divulgou na tarde desta quarta que atendeu dois casos suspeitos do novo coronavírus na terça-feira (10) e que os exames dos pacientes testaram positivo.

Segundo o hospital, os pacientes são um homem e uma mulher da mesma família, que viajaram recentemente para Espanha e Holanda, entre 19 de fevereiro e 7 de março.

A Sesa, no entanto, não confirmou essa segunda suspeita como provável caso da doença, mas não explicou os motivos oficialmente. A pasta também criticou a divulgação por parte do hospital.

"Qualquer informação divulgada de forma apressada, atropelando o fluxo oficial, seja por parte de hospitais ou laboratórios, representa um desserviço à população, gerando instabilidade social e à saúde pública", diz trecho da nota.

Situação no Brasil
O Ministério da Saúde divulgou por volta das 17h desta quarta uma atualização do boletim sobre pacientes infectados com o novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19. Os principais dados são:

52 casos confirmados, eram 34 na terça-feira
907 casos suspeitos
935 descartados

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul