segunda-feira, janeiro 27, 2020

GEOREFERENCIAMENTO: Uso de drones gera economia em tempo e custos



O campo da topografia tem passado por algumas mudanças devido aos avanços tecnológicos. Atualmente, por exemplo, é possível usar os serviços de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) com vantagens técnicas e econômicas em relação aos métodos convencionais de levantamentos topográficos.

Chamado popularmente de drone, o VANT é uma aeronave controlada remotamente, sem a presença de tripulantes ou passageiros. O uso de VANTs para coletar informações do terreno é uma evolução da ciência chamada fotogrametria, sendo a obtenção de informações confiáveis e precisas sobre objetos físicos e o meio ambiente através de processos de registro, medição e interpretação de imagens fotográficas.

O emprego de VANTs em um levantamento topográfico apresenta confiabilidade técnica e possui grande gama de utilização.

Você sabe quais as vantagens do uso dos serviços de VANT na topografia? Não? Então, continue a leitura deste artigo e aprenda!
Como é realizado um trabalho topográfico através de VANT?

São instalados em solo pontos de controle, onde estes são distribuídos ao longo de toda a área e neles são obtidas coordenadas. Os pontos de controle são utilizados para fazer a relação entre o sistema de coordenadas da imagem com o sistema de coordenadas do terreno, utilizados no pós-processamento das imagens aumentando assim a precisão dos produtos finais gerados.

É elaborado um planejamento de voo, fazendo com que a operação em campo seja realizada automaticamente.

Os VANTs utilizam sensores óticos responsáveis por captar imagens georreferenciadas durante a realização dos voos. Essas imagens são transferidas para um softwares especializados para o seu processamento. É recomendado investir em um bom computador. Após o processamento é gerado um mosaico de ortofotos que basicamente é a junção das imagens individuais em uma única imagem georreferenciada.

A partir da fotogrametria são gerados milhões de pontos apresentando grande riqueza de detalhes da área levantada, sendo possível a geração de curvas de nível.


Gaste menos tempo para execução do mapeamento

Uma das vantagens consideráveis na utilização dos serviços de VANT na topografia é a economia de tempo e ganho significativo de produtividade. Os VANTs realizam em minutos o que seria necessário dias para ser feito em campo com equipes de topografia e equipamentos convencionais. Principalmente em situações onde há grandes áreas a serem levantadas ou de difícil acesso a utilização de drones é uma boa opção a ser estudada.
Tenha alta precisão

Muitas pessoas ainda tem dúvidas com relação a confiabilidade dos dados obtidos através dos serviços de VANT. Os drones geram imagens de alta qualidade e resolução gerando dados coletados muito precisos. Através das imagens é possível gerar curvas de nível, construções existentes e locais que apresentam vegetação.

As ortofotos geradas pelo equipamento possibilitará que o usuário identifique detalhadamente todas as conformações existentes no terreno, mesmo aquelas muito pequenas. A ortofoto nada mais é do que uma representação planimétrica do terreno, utilizando as imagens coletadas pelo drone, reunindo as vantagens visuais de uma foto com a precisão planimétrica de um levantamento topográfico. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

Para atingir a alta precisão, obter um modelo confiável e uma imagem precisa é fundamental a coleta de pontos topográficos de controle em solo. Esses pontos serão utilizados durante a fotogrametria, principalmente em áreas com grande densidade vegetal.

É importante ressaltar que já existem no mercado modelos com um receptor RTK (Real Time Kinematic) integrados, que são capazes de minimizar a necessidade de pontos de controle, agilizando o processo e aumentando a precisão dos levantamentos.

A precisão dos drones é centimétrica e a da topografia dita como convencional milimétrica, logo é justamente a aplicação que deve ser levada em consideração antes da decisão de adotar cada método.
Reduza os custos

O custo-benefício dos serviços de VANT é extremamente interessante. A sua produtividade é bem superior a de equipamentos como a Estação Total, GNSS (Global Navigation Satellite System) e outros equipamentos convencionais de topografia.

Não podemos deixar de mencionar que a combinação de ortofotos e MDT (Modelo Digital do Terreno) apresenta inúmeras vantagens em frente à digitalização de ortofotos sozinhas. Assim, a identificação do terreno será muito melhor e mais eficiente, apresentando características que não seria possível encontrar na topografia convencional.
Melhore a resolução das imagens

Um VANT apresenta como um de seus componentes a câmera de alta resolução, onde através dela é possível apresentar detalhes em relação à superfície do terreno. Entretanto, é necessário se atentar para a escolha da câmera, pois ela apresenta uma grande influência sobre o resultado final. Então, a melhor maneira é identificar qual a câmera será melhor para as suas necessidades, analisando especificidades como a resolução do pixel e a distância focal.
Mapeie áreas inacessíveis

Outra vantagem de utilizar os serviços de VANT na topografia é a possibilidade de mapear áreas inacessíveis, como encostas, erosões, deslizamentos, áreas em mineradora, onde que não seriam possíveis com a técnica tradicional. Então, além de mapear grandes áreas, os drones também são capazes de analisar locais de difícil acesso, gerando um levantamento mais completo e aumentando a qualidade do seu trabalho. É interessante destacar que todo trabalho de monitoramento e mapeamento realizado com VANT é feito por meio de fotogrametria. 


Garanta a segurança dos operadores

A segurança dos operadores é outra vantagem dos serviços de VANT, pois não necessitam acessar áreas de risco, pois os drones farão esse trabalho e eles apenas controlarão os equipamentos remotamente.

Podemos dizer que os drones já revolucionaram esse mercado e estão sendo utilizados por vários profissionais e empresas. Certamente, o aumento da demanda impulsionará ainda mais o desenvolvimento dessa e de novas tecnologias, aumentando suas funcionalidades e potencialidades.
Normas aplicadas ao uso de VANT

Para operar uma aeronave não tripulada, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) criou regras para as operações civis de aeronaves não tripuladas. O Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial 94/2017 (RBAC-E 94/2017) da ANAC é complementar às normas de operação de drones estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Os equipamentos podem ser operados em áreas com no mínimo 30 metros horizontais de distância das pessoas não anuentes ou não envolvidas com a operação e cada piloto remoto só poderá operar um equipamento por vez. Obtenha maiores informações sobre as normas no site da ANAC.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul