quinta-feira, outubro 31, 2019

Encontro em Laranjeiras do Sul discute novas regras para produção de leite

Com o apoio da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, foi realizado na quarta-feira (30), no Cine Teatro Iguassu, o “1º Seminário Municipal de Produção de Leite”, que apresentou aos produtores as Instruções Normativas (IN) 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que envolvem a produção, coleta, armazenamento, beneficiamento e transformação do leite cru refrigerado. O objetivo foi orientar os produtores rurais sobre as novas regras, para que se adaptem, coloquem em prática em suas propriedades e, assim, melhorem a qualidade da produção do leite. O encontro teve a participação de aproximadamente 400 produtores.

A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria e, na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor. As regras abrangem desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose. Além disso, as normas mantêm o padrão de contagem bacteriana para o leite cru refrigerado na propriedade rural de 300 mil unidades por ml e, para as indústrias, foi estabelecido em 900 mil unidades por ml, para que o leite, após o transporte, mantenha a qualidade obtida na origem. As novas regras entraram em vigor em todo o país no dia 30 de maio, sendo que as ações de fiscalização de contagem bacteriana serão realizadas pelo Mapa a partir de novembro de 2019.

O secretário municipal de Agricultura, Celso de Azevedo, afirmou que a legislação ficou mais rígida no que diz respeito à qualidade do leite, porém, as mudanças são simples de serem executadas. “Esse encontro teve o intuito de comunicar os produtores, que por desconhecimento, ainda não sabem sobre as normativas. São detalhes que fazem uma diferença muito grande, que estão relacionados, na sua maioria, ao manejo dos animais, aos cuidados durante a ordenha, a limpeza dos equipamentos”, explicou.

O evento
O Encontro de Produção de Leite foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e contou, também, com o apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), além dos Laticínios do Vale, Lactolar, Pic-Nic, Primato, Lactopar e São Leopoldo, que coletam leite no município.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul