segunda-feira, setembro 30, 2019

Comemoração alusiva ao dia da Arvore distribuiu mudas á alunos de Foz do Jordão


Comemoração alusiva ao dia da Arvore distribuiu mudas á alunos

A manha da quinta, 25, marcou comemoração alusiva ao dia da arvore em Foz do Jordão onde foi entregue mais de 2.000 mudas de arvores nativas aos alunos da rede publica do municipal, entre as mudas estavam as seguintes variedades, Pitanga, aroeira e araçá, que são arvores nativas de nossa região. Tal ação visa criar em nossas crianças o sentimento de preservação e manutenção do meio ambiente, formando assim cidadãos comprometidos e atuantes nas politicas publicas do meio ambiente.
As mudas vieram de uma parceria da secretaria de educação e cultura na pessoa do secretário municipal Paulo Maurina, com a instituição IAP (Instituto ambiental do Paraná) e foram distribuídas gratuitamente entre mais de 1200 alunos, que estarão fazendo o plantio nos quintais e terrenos de seus familiares, levando assim o sentimento de responsabilidade ambiental aos seus entes familiares. Paulo Maurina comentou: “O objetivo principal do projeto” é trabalhar com as nossas crianças a educação ambiental, gerando neles um sentimento de compromisso e de participação na proteção, e preservação do meio ambiente, estaremos trabalhando ainda mais nesse sentindo nos próximos meses, pensamos inclusive em criar o nosso próprio viveiro para intensificar essas ações ainda mais.
O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro. Esta data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. O objetivo desse dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais. Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, e além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzida serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul