sexta-feira, julho 19, 2019

Secretaria de Saúde de Guaraniaçu lança nova campanha de doação de sangue


Comunicado: Doação de Sangue!

A Secretaria de Saúde está com nova campanha para Doação de Sangue com o objetivo de repor o material utilizado junto ao Banco de Sangue de Cascavel.

Os doadores já de costume ou aquelas pessoas que tenham interesse em colaborar, devem confirmar e agendar a viagem à Cascavel, no setor de Epidemiologia no Centro Municipal de Saúde, até o dia 22 de Julho.

A viagem será realizada no dia 25 de Julho, com saída ás 60h30min, em frente ao Posto de Saúde.

Doação de sangue: requisitos, quem pode doar e as vantagens. Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. A doação de sangue ocorre quando uma pessoa voluntariamente vai a um centro especializado e disponibiliza seu sangue para ser usado em transfusões ou outras situações clínicas.

No Brasil são coletadas 3,7 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. Na Europa e Estados Unidos, esse percentual é de 5% a 7%. Contudo, o Ministério da Saúde tem investido em diversas ações para aumentar as taxas de doação.

No dia 14 de junho é celebrado o "Dia Mundial do Doador de Sangue" e juntamente com a data diversos hospitais e órgãos de saúde lançam a campanha Junho Vermelho, para incentivar a doação.

Importância da doação de sangue

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. "Além disso, pode ser um enorme prejuízo ao paciente o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas", diz a biomédica Cinthya Duran.

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.



Guaraniaçu, 19 de Julho de 2019.

Por: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário: