sábado, julho 27, 2019

Navio iraniano deixa o Porto de Paranaguá e segue para Santa Catarina

O navio Termeh, de bandeira iraniana, começou a sair do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, por volta das 13h deste sábado (27), de acordo com a instituição. Ele segue para Santa Catarina.

O outro navio iraniano, o Bavand, deve deixar a área à noite, segundo a administração do porto. Eles estavam parados na litoral paranaense desde junho, por falta de combustível.

Os dois navios começaram a ser abastecidos nesta madrugada, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A Petrobras havia se recusado a vender combustível para as embarcações, por receio de ferir sanções norte-americanas aplicadas a empresas iranianas.

Contudo, o presidente do STF, Dias Toffoli, obrigou a estatal a fornecer o combustível. A decisão dele é de quarta-feira (24).

O Termeh começou a ser abastecido pela Petrobras por volta das 4h. O abastecimento do Bavand iniciou cerca de uma hora depois e deve terminar, conforme o Porto de Paranaguá, por volta das 15h. A programação é de que ele saia às 21h.

Os navios
O MV Bavand seguirá para o Porto de Bandar Imam Khomeini (IRBIK), no Irã. Já o MV Termeh irá para o Porto de Imbituba, Santa Catarina.

O Bavand, que chegou a Paranaguá no dia 8 de junho, parte carregado com 48 mil toneladas de milho para o Irã, vai receber 1,3 mil toneladas de combustível. Conforme o porto, a viagem de volta para o Irã dura 37 dias.

O Termeh, que aguardava desde 9 de junho pela liberação do combustível, segue para o Porto de Imbituba para embarcar cerca de 60 mil toneladas do grão. A embarcação vai receber 600 toneladas de combustível.

Navios que estavam a 50 dias no Porto de Paranaguá são abastecidos
Meio Dia Paraná - Curitiba


Segundo a empresa que presta serviço para a Petrobras no abastecimento de navios, eles estão alinhando com a agência marítima a programação para o abastecimento.

O governo afirmou ainda que nenhum dos dois navios iranianos movimentou carga nos portos paranaenses. As embarcações apenas fizeram parada técnica de apoio, para abastecimento.

Este ano, de janeiro até o dia 25, seis navios passaram no Porto do estado para apenas abastecer. As origens das embarcações foram, além do Irã, Libéria, Bahamas e Dinamarca, conforme o governo.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul