Pular para o conteúdo principal

Pesquisa e inovação são debatidas na primeira reunião do Bloco de Incentivo à Erva-Mate



Pesquisa e inovação são debatidas na primeira reunião do Bloco de Incentivo à Erva-Mate

As possibilidades de desenvolvimento do setor ervateiro, com a diversificação da produção e acréscimo ao valor agregado, foi o tema do primeiro encontro do Bloco de Incentivo à Erva-Mate, na Assembleia Legislativa do Paraná, realizado nesta terça-feira (25).

O Paraná tem a primeira indicação geográfica do produto no Brasil e responde pela produção de 86,4% da produção da erva-mate extrativa do país, concentrando 18 dos 20 principais municípios produtores brasileiros. Oito deles, da região Sul paranaense, são responsáveis por 56,59% da produção total do estado, com 197 mil toneladas por ano.

“Precisamos pensar em sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Muitas oportunidades podem ser colocadas ao pequeno, médio e grande produtor. É importante também desenvolver linhas de controle da atividade. O que se paga hoje para as pessoas que fazem extração da erva chega a ser vergonhoso. Enfim, com certeza vamos avançar muito na discussão deste tema”, disse o deputado Artagão Júnior.

Coordenador do bloco, o deputado Emerson Bacil argumentou que é preciso valorizar os produtores. “O Paraná é o estado que mais produz erva-mate no Brasil. Precisamos valorizar os produtores, com desenvolvimento, pesquisa e inovação. Temos muito a crescer com este produto”, disse, ressaltando que enzimas da folha da erva-mate propiciam a produção de cosméticos, como sabonetes e shampoos, além de queijos, bolos, doces e sorvetes.

Ainda foram ouvidos: o reitor da Universidade de Maringá (UEM), Julio Cesar Damasceno; Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Moacir Piffer, vice-reitor da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste); Fabiano Gonçalves Costa, vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp); e Osmar Ambrósio de Souza, reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Também o chefe do DERAL da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Salatiel Turra; e José Fagundes Cunha, fundador do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage).

Inovação - Especialistas convidados, como o doutor em engenharia de alimentos, João Guilherme Baggio de Oliveira, citaram ainda as bebidas energéticas e à base de erva-mate, explorando a alta concentração de cafeína das folhas. “O amargor pode ser utilizado em cervejas”, exemplificou. Já para a doutora em farmácia, Daniela Gaspardo Folquitto, as propriedades antioxidantes da planta podem ser usadas pela indústria de higiene pessoal e beleza.

Com Trajano Budola
Fotos Orlando Kissner

Assessoria de Imprensa

Deputado Estadual Artagão Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.