terça-feira, junho 25, 2019

O círculo vicioso da busca por aprovação


O círculo vicioso da busca por aprovação

Existem pessoas que entram num circulo vicioso e buscam constantemente a aprovação dos outros. Embora nem sempre pareça que as ações são pensadas, todos os seres humanos “pensam” antes de agir, pois essa é uma das funções do cérebro. Querer “agradar” não é algo ruim, muito pelo contrário, mas precisar da aprovação dos outros para tudo é bem diferente.

Pessoas “influenciáveis” pedem a aprovação de outras pessoas na hora de escolher a própria roupa e demonstram uma enorme insegurança em situações que demandam uma tomada de decisão, seja nos relacionamentos ou na carreira.Inevitavelmente, comparamos nossas referências e nossa realidade com os parâmetros dos outros. No entanto, existe um momento desse processo sobre o qual temos todo o domínio: o uso que faremos do nosso julgamento. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que para serem aceitas, o melhor a fazer é sempre concordar com o que os outros dizem e pensam.

Na vida pessoal, os influenciáveis sofrem, pois sentem uma enorme dificuldade em demonstrar sua verdadeira opinião. Por isso, evitam discussões e, na maioria das vezes, demonstram indecisão, baixa confiança e, até mesmo, submissão, o que traz grande tristeza.

Para justificar comportamentos, posturas ou resultados que não foram considerados satisfatórios, o ser humano tende a colocar a culpa em outras pessoas ou fatores externos. Isso chega a ser uma tragédia! Podemos, por exemplo, considerar a prática do outro errada e simplesmente não a usar na nossa vida, pois temos total liberdade perante nossos atos. Todo ser humano tem o direito de ter seus próprios pensamentos, objetivos, sonhos e vontades.

Pare de ligar para a opinião dos outros. Essa é a parte mais importante da independência. Se depender dos outros para descobrir qual música é legal, ou qual roupa é apropriada, será impossível ser feliz. Essas decisões são suas e de mais ninguém.

É necessário deixar claro que: pensar antes de agir não é garantia de sucesso, mas certamente ajuda a reduzir certos riscos.Para isso, é essencial conhecer a si mesmo, seus pontos fortes, habilidades e ser positivo. Ser mais independente será útil na descoberta de algumas soluções originais para seus problemas.


Marian Martins | psicóloga | CRP RS 07 10386 | CRP PR 08 IS 335 | (54) 99971 8840 | PSICOLOGIA APLICADA NA MODA E NO COMPORTAMENTO| https://www.facebook.com/marian.martins3/

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul