quarta-feira, junho 26, 2019

Laranjeiras do Sul:Unidade de Saúde do Monte Castelo promove coleta do preventivo neste sábado

A coleta de preventivos segue sendo o principal método para diagnosticar o câncer de colo de útero. Pensando nisso, a Unidade de Saúde do Monte Castelo vai estar aberta neste sábado, dia 29, durante todo o dia, para realizar os exames preventivos para o público feminino. Na oportunidade, será feito a coleta do exame preventivo e orientações sobre prevenção a doenças. Esse tipo de ação, vem sendo realizado com frequentemente pelas equipes da Secretaria de Saúde, que disponibiliza a coleta em horários alternativos, para atender aquelas mulheres que trabalham durante a semana. A recomendação, é que as mulheres interessadas em realizar o exame, apresentem o cartão do SUS, CPF e RG. O exame é indolor, identifica lesões e estágios iniciais da doença e pode ser feito gratuitamente. 

“No sábado dia 29 de junho estaremos fazendo o exame na Unidade de Saúde do Monte Castelo durante todo o dia. Toda mulher que trabalha durante a semana, pode agendar o exame em qualquer Unidade de Saúde e comparecer no sábado para fazer a coleta”, disse o Secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari. Além de detectar o câncer, o Papanicolau serve também para a verificação de lesões internas e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Devem realizar o exame todas as mulheres na faixa etária dos 20 aos 64 anos de idade. 

Há duas formas de marcar o exame. O agendamento pode ser realizado pessoalmente nas Unidades Básicas de Saúde ou com um Agente Comunitário de Saúde (ACS). No dia da coleta, a mulher não pode estar menstruada e não deve usar cremes e duchas vaginais. As relações sexuais devem ser evitadas já na véspera do exame.  

NÚMEROS
De acordo com os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, em Laranjeiras do Sul as coletas citopatológicas do colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos devem chegar a 2.250 até dezembro, sendo realizados no primeiro quadrimestre de 2019, apenas 411 procedimentos. Já em relação à mamografia, que tem como público principal mulheres entre 50 e 69 anos, a meta é 500 atendimentos anuais. A secretaria disponibiliza 120 exames mensais de mama no Instituto São José, que são previamente agendados nas unidades de saúde, mas há baixa procura da faixa específica.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul