Pular para o conteúdo principal

Novo CADÊ Paraná traduz a infância e juventude do Estado em números


Por meio de uma interface intuitiva e moderna, a plataforma online do Centro Marista de Defesa da Infância reúne em um só lugar informações de 80 indicadores organizados a partir de dados oficiais

Quantas crianças no Paraná vivem sem acesso à rede de água e esgoto? Em Curitiba, qual a quantidade de jovens mortos por causas violentas? E o número de menores de idade vacinados em Maringá? Ao acessar o novo site do CADÊ Paraná é possível encontrar respostas para todas essas perguntas – e muitas outras. A plataforma online criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância em 2016 será relançada nesta terça-feira (28) com uma interface muito mais facilitada, interativa e dinâmica. Nela, estão compilados dados e estatísticas de 80 indicadores sociais oficiais do Brasil sobre direitos de crianças e adolescentes no Paraná.

IBGE, INEP, DATASUS e TSE são algumas das fontes usadas pela equipe do Centro de Defesa na elaboração do CADÊ Paraná. Conforme explica Renata Macagnani, estatística responsável pelo monitoramento, extração e visualização dos dados da plataforma, as informações são renovadas periodicamente, de acordo com a atualização de cada instituição. “O Censo Escolar já disponibiliza números de 2018. Por outro lado, do IBGE, o que temos à disposição são dados de 2010, quando foi realizado o último censo”, esclarece.

A solução existe há dois anos e, durante todo esse tempo, foi testada e aprimorada para o modelo atual. Responsável pela comunicação do Centro de Defesa, Gustavo Queiroz lembra que a ferramenta analisa as estatísticas em oito dimensões: cidadania, demografia, economia, educação, habitação, justiça, legislação e saúde. “Diferente do CADÊ Brasil, essa plataforma trabalha a municipalização dos dados. Ou seja, é possível consultar a situação de cada um dos 399 municípios do Paraná”, ressalta. As informações são apresentadas de forma sucinta por meio de gráficos e tabelas coloridas que podem ser visualizadas por qualquer pessoa e compartilhadas pelas redes sociais ou por e-mail.

Muito mais do que números

O objetivo dessa nova plataforma é, principalmente, qualificar e facilitar o acesso da população, mídia, governos e outras organizações da sociedade civil aos dados existentes e, a partir daí, estimular o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no Paraná. Por isso, outra preocupação foi incluir dentro do CADÊ Paraná informações referentes à quantidade de equipamentos públicos por cidade, solução, esta, desenvolvida em conjunto com o Ministério Público do Paraná (MPPR).

Nesse campo do site é possível ver, por exemplo, quantos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existem em Curitiba e onde está localizado cada um deles. “Disponibilizamos também análises com relação a orçamento público em quatro esferas essenciais para a criança e adolescente: educação, saúde, assistência social e justiça”, completa Beatriz Caitana, socióloga e responsável pela articulação e desenvolvimento da metodologia de incidência política baseada em dados para o CADÊ Paraná.

Outro produto fruto do CADÊ Paraná são os informes temáticos. Periodicamente, os analistas do Centro Marista de Defesa da Infância, com o auxílio de especialistas no tema, recortam temas emergentes e que saltam aos olhos na plataforma e os agrupam em um material sintetizado e objetivo. O informe traz não só os dados, mas também análises qualitativas feitas por especialistas convidados.

O mais recente deles diz respeito à Aprendizagem Profissional. “Esse material ganha força ao ser construído em colaboração com outras organizações da sociedade civil. Ele mostra, por exemplo, que o percentual de contratações previstos em lei estão abaixo da cota”, justifica Gustavo Queiroz. Outros informes já foram publicados anteriormente e estão disponíveis para download no site do CADÊ Paraná. Até o final do ano serão lançados dois novos materiais sobre saúde mental e drogas e participação de jovens em espaços públicos.

Sobre o CADÊ Paraná

Desenvolvido pelo Centro Marista de Defesa da Infância desde 2016, o CADÊ Paraná é uma plataforma online que reúne dados e indicadores relacionados aos direitos de crianças e adolescentes dos 399 municípios do Paraná, tais como IBGE, INEP, DATASUS e TSE. Inspirada no CADÊ? Brasil, a ferramenta permite visualizar, comparar e analisar dados das cidades organizados em oito dimensões: saúde, educação, legislação, habitação, cidadania, demografia, economia e justiça. O CADÊ organiza, ainda, dossiês e produz informes periódicos temáticos.

Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância

Criado em 2010, o Centro Marista de Defesa da Infância, vinculado à Rede Marista de Solidariedade (RMS), atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. Integram o portfólio da instituição o CADÊ Paraná (plataforma virtual que reúne dados e informes periódicos temáticos sobre crianças e adolescentes), os projetos Territoriar e Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar, e a campanha nacional sobre a autodefesa de crianças contra enfrentamento à violência sexual, Defenda-se!. A instituição também desenvolve análises sobre o orçamento público do Paraná e promove ações de incidência política em articulação com governos, redes, fóruns, comissões e conselhos de Direito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.