quarta-feira, maio 29, 2019

Laranjeiras do Sul tem caso de dengue confirmado; Região tem 18 casos notificados

Laranjeiras do Sul tem o primeiro caso de dengue confirmado em 2019. Além de um confirmado, o município tem outros sete casos notificados (em investigação). O caso confirmado em Laranjeiras do Sul é importado, ou seja, foi contraído fora do município.

De acordo com o “Boletim da Dengue”, divulgado nesta terça feira (28 de maio) pela Secretaria de Estado de Saúde, a área de abrangência da 5ª Regional de Saúde tem 18 casos notificados (em investigação) para a doença. Guarapuava tem cinco notificações, Laranjeiras do Sul sete, Pinhão um, Pitanga três, e Rio Bonito do Iguaçu dois.

NO PARANÁ
Já o número de mortes causadas pela dengue aumentou para 16 no Paraná. São três novos óbitos nesta semana, registrados no boletim epidemiológico divulgado nesta terça.

Os casos confirmados da doença chegam a 9.976. São 1.818 a mais que na semana anterior, que havia apresentado 8.158 casos. A grande maioria é de casos autóctones – mais de 9 mil casos aconteceram nas cidades de origem das pessoas infectadas.

Os três casos de morte pela doença confirmados nesta semana foram registrados em Foz do Iguaçu (uma mulher de 69 anos, com quadro de cardiopatia e asma); em Ibiporã (uma mulher de 54 anos portadora de hipertensão); e em Loanda (um idoso de 83 anos, sem doenças crônicas).

Os óbitos anteriores aconteceram em Cascavel, Maringá e Londrina. O Paraná soma 60.393 notificações para a dengue: 44 municípios estão em epidemia e 40 em alerta. O informe ainda confirma mais dois novos casos de chikungunya, um em Maringá e outro em Cambira. Agora, o Paraná tem quatro casos confirmados da doença, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

ORIENTAÇÃO
A Secretaria da Saúde alerta para que a população siga as recomendações de manter os quintais limpos e eliminar os focos com água parada. “O mosquito transmissor se instala em locais que acumulam lixo e água. Nossa orientação é que a população colabore com esta limpeza, só assim poderemos acabar com a dengue, zika e chikunguya”, alerta Ivana Belmonte, da Divisão de Vigilância Ambiental da SESA.

A Secretaria da Saúde informa que segue apoiando os municípios nas ações de rotina visando diminuir a transmissão de casos.


Via GMAIS

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul