sábado, abril 27, 2019

Paraná:Secretaria da Fazenda estuda recompensa a quem denunciar contrabando e descaminho

A Secretaria Estadual da Fazenda estuda a criação de uma recompensa financeira para as pessoas que denunciarem quadrilhas e esquemas de contrabando e descaminho no Paraná. A alternativa, que daria força em um serviço de Disque-Denúncia, ganhou destaque nesta sexta-feira (26), em reuniões organizadas pelo secretário Renê de Oliveira Garcia Júnior para discutir a problemática.

A agenda do secretário da Fazenda começou cedo com uma reunião com representantes do Instituto de Ética Concorrencial (ETCO), da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar/Sindiabrabar), da indústria e produtores de fumo, vinhos e destilados. Na pauta, a criação de uma força-tarefa de combate ao contrabando de bebidas e cigarros falsificados, que provocam prejuízos à economia e riscos à saúde da população.

O secretário Renê Junior solicitou, aos técnicos da Receita Estadual, a realização de estudos ampliados da tributação dos produtos. A intenção é reduzir tarifas e alíquotas para ajudar no combate ao descaminho e contrabando e o apoio integral as medidas do Ministério da Justiça, que formou um grupo com esta finalidade em nível nacional.

"O secretário Renê Garcia, demonstrando importante visão estratégica, convidou o ETCO e a Abrabar, para avaliar iniciativas que podem ser desenvolvidas para a defesa do mercado legal", disse o presidente do ETCO, Edson Vismona. A iniciativa, segundo ele, está em "total alinhamento com o necessário combate à sonegação e ao contrabando, incentivando a geração de empregos e atração de investimentos", disse.

Luta antiga
O combate ao ao contrabando e comércio ilegal é uma pauta recorrente do ETCO. Vismona lembra que em meados de janeiro deste ano entregou ao ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), junto com a Abrabar e a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando, um conjunto de 10 medidas para combater este tipo de ilícito no país.

A intenção é reforçar o combate aos crimes de contrabando e descaminho em áreas mais vulneráveis, como as fronteiras. A iniciativa ganhou eco no Governo Federal e recentemente o ministro Moro anunciou a criação, em Foz do Iguaçu, de um projeto-piloto de inteligência das políticas de segurança de fronteira.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE