Pular para o conteúdo principal

Nota de esclarecimento do INCRA


Em atenção à matéria publicada em no site Olho Aberto Paraná nesta quarta-feira, dia 24 de abril de 2019, intitulada "Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu alerta sobre cobrança de serviços de georreferenciamento no assentamento Ireno Alves", a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra - no Paraná gostaria de informar e corrigir algumas informações passadas erroneamente por este veículo:

O Prefeito Municipal Ademir Fagundes foi recebido, também, em data de 16 de abril deste ano na sede da superintendência do Incra. Na ocasião houve um diálogo referente à possibilidade de titulação do Projeto de Assentamento Ireno Alves, localizado no município.

O Prefeito e sua então assessoria foram informados que qualquer profissional ou empresa habilitada e certificada no Sistema de Gestão Fundiária - Sigef - poderiam fazer o georreferenciamento do Projeto de Assentamento.

Conforme a Norma Técnica Conjunta Nº 01/2017 (das Diretorias de Ordenamento da Estrutura Fundiária e de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra) é possível que as próprias famílias assentadas, organizadas em associação, contratem o serviço de técnicos certificados pelo Incra para o georreferenciamento de seus lotes. As famílias custeiam os trabalhos e repassam as peças técnicas para o Incra através de um termo de doação, acelerando o processo de obtenção dos títulos de domínio.

O Incra no Paraná também tem sido procurado por prefeituras no estado para firmar acordos de cooperação técnica para a realização de ações de georreferenciamento dos assentamentos.

O georreferenciamento realizado - mediante acompanhamento e fiscalização pelo Incra - subsidiaria a certificação SIGEF e abertura de nova matrícula, cumprindo etapa imprescindível para a titulação do Projeto de Assentamento com o devido provimento das normativas vigentes.

Informamos também que a Superintendência do Incra no Paraná também foi procurada e oficiada pela Associação dos Pequenos Produtores Rural Beira Rio, PA Marcos Freire, solicitando autorização para efetuar tal serviço. O documento foi respondido com o fornecimento da legislação vigente, com o modelo de projeto básico de contratação e com a demarcação topográfica oficial.

Ressaltamos que, em todo momento, foi um processo público, devidamente oficializado, e por contato com uma Associação de Assentados, e não com "firmas" ou "empresas", cabendo à Associação dos Assentados a escolha dos profissionais ou empresas que contratará, bem como a negociação e aceite ou não de custos estimados para os serviços.

O Incra não indica profissionais ou estabelece valores para os serviços. O contrato é particular entre as famílias assentadas ou entidade representativa e empresa ou prestador de serviço cabendo à Associação contratante a aprovação por assembléia - ou de acordo com seu Estatuto - a contratação, eventual rateio e prestação de contas aos associados.

Esclarecemos que NENHUM servidor do Incra se deslocou ao município de Rio Bonito do Iguaçu, assim como ninguém foi autorizado a se identificar como representante da autarquia.

Complementarmente, a Superintendência do Incra no Paraná apoiará qualquer iniciativa legalmente amparada e dotada de análise jurídica para o caso concreto - como o exposto pelo prefeito - que vise a titulação dos lotes de reforma agrária e a desvinculação dos assentados aos movimentos de ocupação.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook