sexta-feira, abril 26, 2019

Laranjeiras do Sul:Profissionais do CAPS realizam palestra de prevenção aos agravos de doenças mentais

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Laranjeiras do Sul, estiveram ministrando palestra na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Na oportunidade, a Assistente Social, Carmelina Chaves, a Psicóloga Tatiane Franco, a estagiária Patrícia de Oliveira e a Enfermeira coordenadora do CAPS, Eva Marcanssoni Rochi, orientaram os alunos sobre a prevenção do adoecimento principalmente mental e informaram a todos sobre o funcionamento e o atendimento. Os profissionais responderam aos questionamentos e encerraram a palestra com uma dinâmica.

“Tais ações são fundamentais para a prevenção de adoecimento principalmente no momento em que estamos vivenciando, no contexto mental. É importante conhecer a história para não repetir os erros do passado”, ressaltou a Assistente Social Carmelina que adiantou. “Os jovens vivenciam diversas experiências que muitas vezes não estão preparados, como ficar longe dos pais, estudos, lidar com sentimentos, mudança para a vida adulta, desemprego, drogas, entre outros. Tais experiências podem levar ao adoecimento mental e muitas vezes ao suicídio”.

Na apresentação, a Assistente Social Carmelina Chaves contou a história da ‘loucura’, da reforma psiquiátrica brasileira e mudanças na política de saúde mental no contexto nacional. Na sequência a estagiária de Serviço Social da Faceopar, Patrícia de Oliveira, relatou a história de Damião Ximenes Lopes, (paciente psiquiátrico, vítima de maus tratos em manicômio, que levou o Brasil a primeira condenação na corte internacional dos direitos humanos). Já a Enfermeira e coordenadora do CAPS, Eva Marcanssoni Rochi, falou sobre o funcionamento do CAPS e da rede de Atenção Psicossocial- RAPS, seguida da psicóloga Taiane Franco que descreveu os principais transtornos mentais atendidos no CAPS.

CAPS
O CAPS é um serviço de média complexidade e atende pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes, além de usuários de álcool e outras drogas.  Mas quando necessário também realiza atividades de prevenção como palestras quando solicitado.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul