segunda-feira, janeiro 28, 2019

Lava Jato denuncia Beto Richa (PSDB) e mais 32 por corrupção em contratos de concessão de pedágio

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta segunda-feira (28). Os procuradores acusam Richa de corrupção passiva e pertencimento a organização criminosa em um esquema de propina em contratos de concessão de pedágio.

Segundo o MPF, o esquema desviou R$ 8,4 bilhões por meio do aumento de tarifas de pedágio do Anel de Integração, e de obras rodoviárias não executadas. A propina paga em troca dos benefícios, conforme os procuradores, foi estimada em pelo menos R$ 35 milhões.

Beto Richa foi preso na sexta-feira (25) na 58ª fase da Operação Lava Jato.

O MPF dividiu as acusações em duas denúncias. Uma delas envolve agentes públicos, como Beto Richa, Pepe Richa – irmão do ex-governador e ex-secretário de Infraestrutura e Logística do estado – e mais outras oito pessoas.

Já a outra denúncia é relacionada aos empresários envolvidos no esquema. Seis ex-presidentes de empresas concessionárias de pedágio foram acusados de crimes como corrupção ativa, pertencimento a organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Ao todo, nas duas denúncias, 33 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público. Os procuradores dizem que a investigação foi feita em parceria com Polícia, Receita e Polícia Rodoviária federais.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul