segunda-feira, novembro 26, 2018

Últimos dias para exames relacionados as “Ações do Novembro Azul” em Guaraniaçu

Desenvolvido para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A taxa de incidência da doença é 6 vezes maior nos países desenvolvidos se comparados com os países em desenvolvimento, e a previsão é de que em 2018 ocorram 61.200 novos casos (INCA).

Segundo o Secretário de Saúde, Wanderlei Portela, o Novembro Azul, é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Wanderlei salientou que no “DIA D” – muitas pessoas compareceram para realização dos exames e também obterem informações através de palestras tratando sobre o Câncer de Próstata, a atenção, os sintomas iniciais, os cuidados e a prevenção que o paciente deve estar atento para identificar o diagnóstico.

O secretário lembrou que, os homens que ainda não realizaram seus exames, em especial o PSA, devem procurar o Centro Municipal de Saúde, ou a UBS – Unidade Básica de Saúde, mais próxima de sua casa. Além do PSA, exames de Diabetes, Hepatite entre outros, também são ofertados aos pacientes que buscam o atendimento.

“Os exames preventivos ajudam a diagnosticar inicialmente a doença que por sua vez, tem seu tratamento imediatamente iniciado o que, contribui para a cura”, disse o secretário.

Por: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul