sexta-feira, outubro 26, 2018

Pinhão intensifica ações de combate ao câncer de mama

Mulheres que moram no município de Pinhão tem a oportunidade de cuidar da saúde durante o ano. Porém, no Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, as ações estão mais intensificadas. Aliando a saúde física ao emocional, com a elevação da auto-estima, as atividades reúnem exames preventivos com ações de beleza e bem-estar físico.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Beraldo Amaral, nesta semana, o atendimento está sendo em horário especial, das 17h até às 21h, e segue até esta sexta (26).

“Esse horário permite que as mulheres que trabalham fora possam ter acesso aos exames e outras atividades”. Segundo o secretário, está sendo oferecido o exame clínico de mama e o exame preventivo de colo de útero. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde Posto de Saúde Central e nos ESFs, oferecendo, também, palestras e orientações sobre o câncer de mama, testes rápidos, entre outras atividades. Além disso, há esmaltação, aulas de zumba, massagem e sessões cinema.

Nesta sexta (26) acontecerá a Caminha Outubro Rosa, com concentração a partir das 17 horas no Posto Trevo, de onde sairá a caminhada seguindo até a Praça Darci Brolini. As 150 primeiras inscrições, que serão feitas nio local, ganharão uma camiseta.


A importância dos exames é ressaltada pela enfermeira Cassieli Tossin.

Os exames são de fundamental importância, pois permitem diagnósticos precoces e tratamento em tempo oportuno.
Beraldo Amaral lembra que o Outubro Rosa é um movimento conhecido no mundo todo, que tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, visando reduzir a mortalidade pela doença.

PROGRAMAÇÃO
25 e 26/10 – Posto de Saúde Central (atendimento das 17h às 21h)

26/10 – ESF Mazurechem

26/10 – Caminhada com saída às 18h da Praça Darci Brolini

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul