segunda-feira, outubro 29, 2018

Laranjeiras do Sul:Seminário de Saúde Mental e Políticas sobre Drogas reuniu mais de 300 profissionais no Cine Teatro Iguassu

Com o tema “Saúde mental no contexto interdisciplinar” a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, realizou na sexta-feira, 26, o 7º Seminário de Saúde Mental e Políticas sobre Drogas e 1ª Mostra Regional de Experiências Exitosas em Saúde Mental. O evento teve a parceria da 5ª Regional de Saúde e foi realizado no Cine Teatro Iguassu. Pela manhã, além do pronunciamento das autoridades duas palestras foram ministradas: a primeira com o Psicólogo Eduardo Bernardes Nogueira, com o tema “Saúde mental no contexto interdisciplinar” e a segunda com a equipe de Atenção Básica do município de Porto Barreiro.

No período da tarde, foi realizada a 1ª Mostra Regional de Experiências Exitosas em Saúde Mental. O evento teve a participação de profissionais de saúde de 21 municípios: Laranjeiras do Sul, Pitanga, Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Palmital, Virmond, Porto Barreiro, Goioxim, Marquinho, Foz do Jordão, Guarapuava, Pinhão, Turvo, Rio Bonito do Iguaçu, Campina do Simão, Nova Laranjeiras, Cantagalo, Reserva do Iguaçu, Condói e Chopinzinho. “O objetivo da mostra foi estimular a troca de experiências dos trabalhos desenvolvidos nos municípios em diversos pontos de atenção à saúde mental, através de apresentações, orais, em banners, e exposição de materiais ou fotografias”, afirmou o secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul Valdemir Scarpari. 

APRESENTAÇÕES
Oito experiências exitosas foram apresentadas por profissionais de saúde dos municípios de Chopinzinho, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu, com os seguintes temas:
-Laranjeiras do Sul, quatro experiências: Corpo e Mente; Documentário “A luta pela Vida”; A importância das terapias manuais das atividades físicas e rodas de conversa e Projeto “Movimentamente”.
-Chopinzinho: Grupo terapêutico “Café com Amigos”
-Guarapuava: Grupo de apoio para Prevenção ao Suicídio
-Rio Bonito do Iguaçu: Concurso cultural sobre a prevenção ao suicídio/grupos para promoção da saúde mental
-Faculdade Guairacá: A construção de um projeto psicopedagógico para promoção de saúde mental de acadêmicos.


EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS
-Laranjeiras do Sul: Saúde mental; um olhar através das grades; arte & terapia – Arte & terapia como dispositivo terapêutico em saúde mental; Exposição como dispositivo terapêutico em saúde mental.
-Chopinzinho: A organização do processo de trabalho em saúde mental na atenção primária à saúde de um município.
-Prudentópolis: Exposição de trabalhos produzidos através de uma oficina de artes manuais; Exposição de produtos da Associação Prudentopolitana de Saúde Mental e Exposição de artesanato do CAPS. 
-Rio Bonito do Iguaçu: Grupos para promoção da saúde mental.
-SIM Paraná: Usuário em cena: valorizando suas habilidades
-Guarapuava: Psicopedagogia na escola inclusiva; A construção de um projeto Psicopedagógico para promoção de saúde mental de acadêmicos e trabalho com grupos operativos na saúde mental. 

Após as apresentações e exposição foi feito a entrega de certificados para as experiências exitosas e apresentações orais. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul