A Secretaria de Saúde em parceria com a Assiscop, realizou nesta terça-feira, 4, o 1º Encontro Microrregional em Saúde Mental. O evento foi realizado no Auditório do Centro da Juventude e contou com a presença do prefeito Berto Silva, do Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, Márcio Brunsfeld de Oliveira, diretor da 5ª Regional de Saúde, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos e Assistentes Sociais dos municípios de Laranjeiras do Sul, Virmond, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Marquinho, Palmital e Laranjal. Foram 120 profissionais presentes no encontro.
A finalidade do encontro também foi fazer a abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo, que consiste em um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90 por cento dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O palestrante do encontro foi o médico Psiquiatra, Dr. José Cleber Ferreira, que abordou os temas “Prevenção e abordagem ao suicídio”, “Abordagem a Saúde Mental na Atenção Básica” e “Urgências e Emergências Psiquiátricas”.
“O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Por isso, esse encontro tem como principal objetivo capacitar os profissionais da Rede de Atenção à Saúde Mental dos municípios aqui presentes, para melhor abordar este tema, buscando estratégias de prevenção e incentivo a valorização da vida”, disse Dr. José Cleber Ferreira.
Durante o encontro, foi apresentado e feito o lançamento do documentário “A luta pela Vida”. “Ele consiste em histórias reais de laranjeirenses que lutaram para reconquistar suas vidas e hoje são exemplos de superação”, afirmou a enfermeira do CAPS e coordenadora da Saúde Mental em Laranjeiras do Sul, Keullin Oliboni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário