terça-feira, agosto 14, 2018

Prefeitura distribui próteses dentárias e óculos a pacientes de Laranjeiras do Sul

Para dezenas de laranjeirenses a vida será vista com outros olhos e com sorriso radiante de felicidade. Em  torno de 70 pacientes receberam gratuitamente na manhã desta terça-feira, 14, óculos e próteses dentárias. Esta ação, devolveu o sorriso e melhorou a visão das pessoas beneficiadas. O ato foi realizado no Auditório da APAE e contou com a presença do prefeito Berto Silva, do vice-prefeito e Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, dos vereadores João Aires, Valmir Trindade, Nei Becker e Ivaldonir Panato, além de profissionais que estão à frente dos programas de Próteses e de oftalmologia.

Em relação a entrega de próteses, o prefeito destacou que a Prefeitura cumpre com seu papel de oportunizar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, seja com grandes obras, ou com pequenas ações que tem resultado imediato. “Além de melhorar a parte estética, os beneficiados terão uma melhoria significativa na alimentação, muitas vezes limitada pela debilidade dentária”, afirmou Berto Silva. 

Para o secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, a entrega destas próteses tem o objetivo de oferecer à população, que mais precisa o acesso à saúde bucal garantindo assim ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos laranjeirenses. “Quando se fala, quando alguém sorri, canta ou come, em tudo isso se tem dentes à mostra. Nesse cotidiano, muitas vezes os dentes não recebem a importância devida, até o dia em que são perdidos. E poder ter de volta a liberdade de realizar essas atividades simples, não tem comparação. E isto é fundamental para a saúde e qualidade de vida da população”, afirmou o secretário.

ATENDIMENTO
O programa de Próteses funciona junto ao Centro Bucal. A Dra. Camila Perez é a dentista responsável pelo projeto no município. De acordo com ela, para ser beneficiado com o projeto, as pessoas devem primeiro ir ao posto de saúde a que pertence, falar com o dentista e preencher a inscrição. “Esta inscrição vai para a fila de espera, até ser atendido. Todos os cidadãos laranjeirenses que necessitam podem participar”, explica a dentista. 

O coordenador do setor de Odontologia no município, é o Dr. Bruno Foroni. De acordo com ele, em média 70 próteses são entregues por mês, respeitando a cota estabelecida e o cronograma com os pacientes. 

ENTREGA DE ÓCULOS
Junto com a entrega de próteses dentárias, a Secretaria de Saúde entregou a primeira remessa de óculos, para crianças que estão matriculadas na rede municipal. O problema foi verificado através do programa Minha Escola tem Saúde e pelos professores que perceberam a dificuldades de algumas crianças no aprendizado.  Uma das mais nobres características do programa diz respeito ao modo de escolha do modelo dos óculos. De posse da receita, o paciente ganha o direito de ir à Ótica fornecedora do material para escolher o modelo da sua preferência, como se estivesse comprando o produto com seus próprios recursos. 

Uma das mais nobres características do programa diz respeito ao modo de escolha do modelo dos óculos. De posse da receita, o paciente ganha o direito de ir à Ótica fornecedora do material para escolher o modelo da sua preferência, como se estivesse comprando o produto com seus próprios recursos. Os valores dos óculos fornecidos pelo programa oscilam de R$ 195 a R$ 224, dependendo da intensidade de grau das lentes prescritas pelo médico.

Entre as pessoas que receberam os óculos Fabia Cardoso Sandrino, mãe de uma aluna. Ela parabenizou pela iniciativa. “Sabemos da dificuldade em tempos de crise econômica da maioria das pessoas, infelizmente nem todo mundo pode comprar um óculos, e hoje estão recebendo gratuitamente, é muito importante”, disse Fabia.

A pequena Vanessa de Oliveira, de 6 anos, estava ansiosa para pegar seus óculos, a mãe Denir de Oliveira, falou da relevância da ação. “Ela fez o exame e agora está recebendo os óculos, é importante essa ação, pois é gratuito”, afirmou.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul