segunda-feira, julho 16, 2018

Vacinação gratuita contra pólio e sarampo começa em agosto, em Laranjeiras do Sul

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, realiza no período de 6 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. O dia “D” está marcado para o dia 18 de agosto. “O objetivo desta campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola, tendo como meta vacinar no mínimo 95% dessas crianças”, disse a Enfermeira e coordenadora da campanha Patrícia Massuqueto.

Em relação a poliomielite, esta é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, acomete em geral os membros inferiores, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). 

Já o Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas.  A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

O Programa de Imunização, faz um alerta da importância em mantermos a caderneta da vacinação em dia, uma vez que essas doenças podem ser erradicadas ou controladas com o uso da vacina.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul