sábado, julho 28, 2018

Lancha de luxo 'recheada' de cocaína é apreendida pela Receita Federal


Ao menos 233 kg de cocaína foram encontrados escondidos na estrutura de uma lancha de luxo que seria enviada para a Alemanha, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na sexta-feira (27). A embarcação foi interceptada e apreendida por equipes da Receita Federal e da Polícia Federal, mas ninguém foi preso.

A lancha "Perfume IX", de aproximadamente 10 metros de comprimento e fabricada em 2002 por um estaleiro britânico, estava no pátio de um terminal da Margem Direita do porto, no bairro Saboó. Como a exportação de lanchas pelo cais santista não é rotineira, a operação chamou a atenção dos federais, que foram mobilizados.

Equipes da Receita e da Polícia Federal foram mobilizadas para fazer varredura em lancha (Foto: G1 Santos)
O G1 apurou que a embarcação de esporte e recreio estava, até então, registrada pela Delegacia da Capitania dos Portos de São Paulo, em São Sebastião, e esteve em operação no Brasil na última década. Entretanto, ela havia sido preparada para seguir à Europa e seria embarcada no navio "Grande Buenos Aires" na segunda-feira (30).

Com o auxílio de cães farejadores da Alfândega, os primeiros tabletes da droga foram encontrados em áreas de fácil abertura, na parte interna da lancha. Entretanto, os agentes federais verificaram que parte da cocaína havia sido escondida na estrutura e acionaram os bombeiros para auxiliar na abertura externa do casco do barco.

O trabalho durou o dia inteiro e, ao final, a cocaína e a embarcação foram apreendidas para análise. A suspeita é de que os narcotraficantes tenham tentado despistar a fiscalização no Porto de Santos, uma vez que cargas desse tipo não são submetidas ao sistema de escâner, que poderia identificar o transporte ilegal de entorpecentes.

Uma investigação foi aberta para verificar o envolvimento do proprietário do barco e da empresa exportadora na operação ilegal e criminosa. Além disso, os agentes querem descobrir onde e como a droga, dividida em tabletes, foi escondida na estrutura do barco para determinar possíveis outros envolvidos no esquema, que foi desmantelado.

Segundo informações oficiais da Alfândega do Porto de Santos, até este sábado (28), foram apreendidas mais de 10 toneladas de cocaína durante as operações nas duas margens do cais. A maior parte do entorpecente, proveniente dos países andinos vizinhos ao Brasil, também estava pronto para ser exportado para a Europa.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul