sexta-feira, junho 29, 2018

Produtores fundam Associação de Caprinos e Ovinos no Município de Guaraniaçu



Agricultores se reuniram na última semana, para discutir as normas, criar o Estatuto e fundar a Associação dos produtores que iniciaram a criação de caprinos e ovinos em Guaraniaçu.

Com a participação e envolvimento direto de técnicos da Emater e técnicos representantes da Secretaria de Agricultura ficou decidido que a atividade contará com a parceria da Caprivir – Cooperativa do seguimento da cidade de Virmond que já conta com a experiência de quem atua no mercado no abate e comercialização dos animais.

Segundo informou o Secretário de Agricultura, o objetivo, é ampliar as alternativas do pequeno agricultor em encontrar formas de melhorar sua renda e consequentemente, a qualidade de vida no campo.

Rigo, adiantou que para associarem-se, conforme ficou decidido em reunião com todos os presentes, os produtores interessados deverão cumprir algumas exigências tais como, realizar curso sobre caprinos/ovinos, cadastrar os animais na Adapar, possuir no mínimo 15 (quinze) matrizes e 01 (um) reprodutor, documentos como, RG – CPF – CAD/PRO, documento da propriedade, pagar taxa de 5%sobre o salário mínimo em vigor e anuidade de 10% sobre piso nacional em vigência.

As raças pretendidas para a criação serão, no caso de Caprinos (BOER) e, de Ovinos (Santa Inês, Dorper e Texel), todas com cruzamento com o Dorper melhorando assim, a qualidade da carcaça, seguindo exigências do mercado consumidor.

O Município oferecerá total apoio tanto que para se associar, o produtores deveram procurar a Secretaria de Agricultura com o médico veterinário Eduardo Sandi.

Vale ressaltar que para chegar a este momento, foram necessárias várias reuniões com os agricultores interessados em ingressar na atividade e ao menos duas visitas a Associação da Caprivir em Virmond para conhecimento técnico e orientações sobre todo o processo de criação, manejo e a venda dos animais.
Após a discussão e aprovação, o Estatuto da nova Entidade cuja a diretora foi eleita ficou assim definida:

- Presidente – Valdenir Gnoatto
- Vice presidente – Clodoaldo Monteiro
- Tesoureiro – Valdair dos Santos
- Segundo tesoureiro – Helio Jose Motta
- Secretário – Gilson Gaieski
- Segundo secretário – Davi Mendes da Silva

Conselho Fiscal:
- Fabiana Ferreira de Oliveira
- Rosenildo Lino de Mattos
- Marcio Jose Fridryszeski

Assessores Técnicos:
Eduardo Neris Sandi e Marcio Ramos.


Por: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul